Trabalho adm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2958 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE RONDONÓPOLIS
ENGENHARIA CIVIL
ADMINISTRAÇÃO
1° Semestre – Sala B

CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

..Maio – 2011
.
.
CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

Relatório apresentado ao Curso de Engenharia Civil – Anhanguera, como critério de avaliação parcial da disciplina de Administração, sob a orientação do professor Emilton Ramos Varanda Júnior.

RONDONÓPOLIS – MTMaio – 2011
CONTROLE DA AÇÃO EMPRESARIAL

A função do controle está relacionada com as outras funções do processo admistrativo: planejamento,organização e direção repercutem nas atividades de controle da ação empresarial.
O administrador eficaz precisa juntar o controle ao planejamento,organização e direção da ação empresarial para adequar a totalidade do processoadministrativo aos resultados que se pretende alcançar.
A palavra controle pode ser entendida como:função administrativa,um sistema automatico de regulação,função restritiva e coercitiva.

CONCEITO DE CONTROLE

A essência do controle consiste em verificar se a atividade controlada está ou não alcançando os resultados desejados.Então, o controle pressupõe as existencia de objetivos eplanos,pois não se pode controlar sem planos para definir o que deve ser feito.
O sistema de controle deve incluir os seguintes aspectos essenciais:objetivo,medição,comparação e correção.
A finalidade do controle e assegurar o maior controle possivel dos resultados daquilo que foi planejado,organizado e dirigido aos objetivos previamente estabelecidos.

ABRANGÊNCIA DO CONTROLE

Ocontrole esta presente em maior ou menor grau em quase todas as formas de ação empresarial.Os administradores-em todos os niveis organizacionais-passam parte de seu tempo observando,revendo e a valiando o desempenho de pessoas,métodos e processos,o funcionamento de maquinas e equipamentos,a
a qualidade de materias-primas,produtos e serviços.
A finalidade do controle é garantir que os resultados dasestrategias,politicas e diretrizes,dos planos taticos e dos planos operacionais se ajustem tanto quanto possivel aos objetivos previamente estabelecidos.Os três niveis de controle se interligam e se intrelaçam intimamente. Na pratica,nao existe uma separação nitida entre eles.

CONTROLE ESTRATÉGICO

Controle é a função administrativa que faz parte do processo administrativo,mede e avalia odesenpenho em função dos padrões e critérios esperados e toma a ação corretiva quando necessária.
As três caracteristicas básicas que indentifican o controle estratégico da empresa:nivel de decisão, dimensão de tempo e abrangência.
CONTROLE TÁTICO
 O controle exercido no nível intermediário das empresas é o controle tático. De um modo usual, o controle tático se refere a cada unidadeorganizacional ou cada departamento ou conjunto de recursos tomado isoladamente. Seu conteúdo esta limitado a aspectos departamentais. É direcionado para o médio prazo ou para o exercício contábil, em geral de 12 meses de duração.
CONTROLE DA AÇÃO ADMINISTRATIVA
 O controle é a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desepenho para assegurar a realização dos objetivos empresariais e dosplanos estabelecidos. A essência do controle é a ação que ajusta as operações aos padrões predeterminados e sua base é a informação recebida e utilizada pelos diretores (nível institucional), gerentes (nível intermediário) e supervisores (nível operacional).
A teoria do controle baseia-se em dois conceitos importantes:
1.Retroinformação: é a retroação ou realimentação, o mecanismo que forneceinformações relativas ao desempenho do passado ou presente, capazes de influenciar as atividades futuras ou objetivos futuros do sistema. A retroinformação é um ingrediente essencial a qualquer processo controlador e propicia as informações necessárias a s decisões para promover o ajustamento do sistema. A retroinformação pode referir-se aos fins a serem alcançados, como aos meios que estão sendo...
tracking img