Trabalho 3m

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (299 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho: Na 3M, quem dá as ordens é o cliente.

1) Na sua opinião, qual é o tipo de departamentalização utilizado pela 3M para que ela possa produzir uma variedade tão grande de produtosinovadores? Justifique.
2) Quais as sugestões que você daria para melhor departamentalizar a 3M?
3) Você considera a 3M uma empresa introspectiva ou extrospectiva? Como ela tem tanto sucessocom tantos produtos diferentes?
4) A partir de que bases a 3M fez as mudanças na sua estrutura organizacional? Afinal, qual é o principal produto da 3M?

Respostas
1. Analisando o texto da3M ela focaliza e atrai o cliente, e modifica seu modo de agir criando sempre novas estratégias atendendo sempre a demanda desde os maiores até os menores para que nunca se sinta insatisfeito.Consideramos que a sua departamentalização é a clientela diferenciando de acordo com esse cliente com isso evitando que o mesmo cliente reverencie-se a vários vendedores para adquirir produtos,tornando-se um processo inovador dentro do mercado atuante.

2. Com a departamentalização de clientela, com foco no cliente a 3m tem seus lucros os automaticamente decorrem desta estratégiade Departamentalização, em nossa opinião essa preocupação não deveria ser secundária pois sacrifica a setorização de produtividade e financeiro, produtividade e eficiência devem caminhar lado alado com a satisfação do cliente.

3. Consideramos a 3M uma empresa extrospectiva esta sempre tentando atrair seu cliente e seu sucesso decorre da constante renovação de seus produtos,porém mesmo sendo uma empresa com ênfase no cliente com deficiência em outros setores ainda sim é uma empresa inovadora.

4. A 3M fez mudanças na sua estrutura organizacional a partir da ideia deprecisava se tornar mais competitiva concentrando total foco no cliente. Na 3M não existe o melhor produto, pois a constante criação e a grande procura do mercado não deixam a desejar.
tracking img