trabalho 1 portuues

1586 palavras 7 páginas
Introdução

Estamos inseridos a um cotidiano estritamente social, onde interagimos com nossos semelhantes por meio da linguagem. Utilizando-se da linguagem, seja ela verbal ou não verbal, compartilhamos nossos sentimentos, emoções, expressamos nossas opiniões, trocamos informações, influenciamos outras pessoas, dentre outros benefícios.
O objetivo de qualquer ato comunicativo está vinculado à intenção de quem o envia, no caso, o emissor. Dessa forma, de acordo com a natureza do discurso presente na relação emissor X receptor, a linguagem assume diferentes funções. As principais funções da linguagem são: referencial ou denotativa, emotiva ou expressiva, apelativa ou conativa, fática ou de contato, metalingüística e poética. Cada função será abordada nos próximos tópicos.

1. Funções da Linguagem

1.1 Referencial ou Denotativa
Ocorre quando o objetivo do emissor é traduzir a realidade visando à informação. Nesta função, o emissor quer apenas comunicar algo, descrever um objeto, relatar uma experiência. As expressões são claras e objetivas, os verbos estão na 3ª pessoa do singular, conferindo-lhe total impessoalidade por parte do emissor.
Os textos que normalmente fazem uso dessa função são os textos jornalísticos e os científicos.
A seguir, dois exemplos de textos que utilizam a função de linguagem referencial.
1.1.1 Exemplo 1
“Pesquisa aponta brasileiro como o povo mais aficionado por Internet do mundo”
Se lhe dissessem que o Brasil tem os maiores viciados em Internet, você acreditaria? Pois foi o que uma consultoria de negócios, a ATKearney, descobriu ao nos comparar a outros nove países, incluindo alguns que, imaginava eu, estivessem na frente nesse ranking, como Estados Unidos e China.
A métrica usada para cravar o brasileiro como o mais aficionado por estar online foi perguntar aos entrevistados se eles ficam online pelo menos uma vez por hora. Para a nossa surpresa, 71% dos brasileiros que responderam a pesquisa disseram que sim, estão na

Relacionados