Trabalhinho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 64 (15938 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1

ECONOMIA E MERCADO

2.013
Prof. RICARDO WAGNER CAMILO

2

NOÇÕES GERAIS DE ECONOMIA
1. QUESTÕES BÁSICAS DA ECONOMIA

1.1.

Conceito de economia

Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, dentre outros. Essas necessidades são crescentes e ilimitadas; no entanto, para conseguir suprir atodas elas em geral, dispomos de uma renda insuficiente para conseguir todos os bens e serviços desejados para satisfazer a elas. Da mesma forma como os indivíduos, a sociedade possui necessidades que precisam ser satisfeitas coletivamente, como, por exemplo, estradas, defesa, justiça, escolas, hospitais, entre outros. Assim como ocorre com as pessoas individualmente, a sociedade em geral possui maisnecessidades do que meios de satisfazê-las. Os fatores produtivos disponíveis para a produção não são suficientes para atender a todas as necessidades dessa sociedade. Logo, em qualquer sociedade, as necessidades humanas são ilimitadas e os recursos produtivos escassos. É preciso, portanto, definir como empregar esses fatores produtivos escassos na produção de bens e serviços, de forma que elespossam contribuir da melhor maneira para a satisfação das necessidades não apenas dos indivíduos, mas também da sociedade. Uma das preocupações da economia é estudar a maneira como se administram os recursos escassos, com o objetivo de produzir bens e serviços e distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Portanto é preciso compreender como os indivíduos devem empregar sua rendapara ter o maior aproveitamento possível, e como a sociedade deve alcançar o maior nível de bem-estar material a partir dos recursos disponíveis.

PONTO DE ATENÇÃO! : Economia é o estudo de como as pessoas e a sociedade decidem empregar recursos escassos, os quais poderiam ter utilizações alternativas, para produzir bens variados.

1.2.

Os problemas econômicos fundamentais

Em nossodia-a-dia nos deparamos, a todo o momento, com diversos entraves econômicos com os quais temos de lidar, seja por intermédio dos jornais, rádio, televisão, seja até mesmo nas questões mais rotineiras de nosso cotidiano, como, por exemplo: a) Por que o nordestino possui uma renda inferior à do paulista? b) Até que ponto os juros altos reduzem o consumo e estimulam os preços? c) Por que está tãodifícil conseguir um emprego nos dias atuais? d) Por que o aumento no salário mínimo provoca uma deterioração nas contas do governo? e) Por que a carga tributária brasileira está tão elevada? f) Como são definidos os preços dos produtos?

3

g) Como são definidos os aumentos de salários? h) Como são definidas as taxas de juros do Banco Central? Todas essas questões trazem implícitos diversosconceitos importantes para a Ciência Econômica: escolha, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição. Mas para responder a elas é preciso entender os problemas econômicos fundamentais. Primeiro, deve-se decidir o que produzir e em que quantidades, dado que os recursos de produção são escassos e as necessidades humanas ilimitadas, mencionado no tópico anterior. Essas escolhas dependem devários fatores, como a perspectiva de lucro (do ponto de vista dos empresários) ou opções de política econômica e as necessidades da sociedade (do ponto de vista da sociedade). Depois é preciso definir como produzir, onde a sociedade terá de escolher, dado o conhecimento tecnológico existente, quais recursos produtivos serão utilizados para a produção de bens e serviços. Logo, a decisão de comoproduzir implica a escolha das técnicas, e dentre os métodos mais eficientes, em geral, escolhe-se aquele mais barato, ou seja, com o menor custo possível. Posteriormente é preciso decidir para quem produzir, ou seja: é preciso definir tanto para quem se destinará a produção, e também como os indivíduos participarão da distribuição dos resultados de sua produção. Essa distribuição depende...
tracking img