Trabalhando

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (935 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RIZZI, Leonor;HAYDT Célia Regina.Atividades Lúdicas na educação da criança.7.ed

A ARTE DE BRINCAR
MARQUES, Sirlene Zeferino[1]
MONTALVÃO, Knychala Lazaraline Costa
Seria desnecessário, hojeem dia, assinalar o papel capital do jogo no desenvolvimento da criança e mesmo do adulto. “O homem só é completo quando brinca”, escrevia Schiller, e a frase tem sido constantemente comentada. Arte,ciências e mesmo religião são frequentemente jogos sérios. Brinca-se de pintar ou de rimar como se joga xadrez; e muitas obras que encantam gerações e gerações foram para seus autores merasbrincadeiras. Admite-se até que o jogo se insinue em especulações aparentemente bem pouco preocupadas com a satisfação intima que proporciona a conduta lúdica. Pelo jogo com efeito podemos abandonar o mundo denossas necessidades e de nossas técnicas.
“Para a criança, escreveu Claparede, o jogo é o trabalho, o bem, o dever, o ideal da vida. É a única atmosfera na qual seu ser psicológico pode respirar e,consequentemente, pode agir.” (CHATEAU, 1987, p.14). Perguntar por que a criança brinca, é perguntar por que é criança. Uma criança que não sabe brincar será um adulto que não saberá pensar.
AInfância é, portanto a aprendizagem necessária á idade adulta.A criança se torna grande pelo jogo desenvolve as possibilidades que emergem de sua estrutura particular , concretiza as potencialidadesvirtuais que afloram á superfície de seu ser, assimila-as e as desenvolve, une-as e as combina, coordena seu ser e lhe dá vigor. Compreender-se, então, que o ser mais bem dotado é também aquele que jogamais.
O jogo é uma atividade que tem valor educação intrínseco. Leif diz que: “jogar educa, assim como viver educa: sempre sobra alguma coisa”. Mas além desse valor educacional, que lhe é inerente, ojogo tem sido utilizado como recurso pedagógico. Várias são as razões que levam os educadores a recorrer ao jogo e a utilizá-lo como um recurso no processo ensino-aprendizagem: O jogo corresponde a...
tracking img