Trabalhabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (589 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Diante do aumento da concorrência definiu-se a idéia de estabilidade como meta, portanto, a pessoa deveria ter e desenvolver atributos que permitissem permanecer em seu emprego. Não demorou muitopara se observar que não era suficiente estabilidade no emprego, mas, neste novo panorama deveria existir um novo tipo de indivíduo: aquele é gestor de sua própria carreira - um intra-empreendedor - umapessoa que encontra oportunidades da mesma forma que é capaz de criá-las para si mesmo. Criou-se o conceito de trabalhabilidade que agrega competências que permitem ao profissional desempenharqualquer função. Estas comptências serão vistas a seguir:
O Auto-Conhecimento permite uma reflexão sobre si mesmo e o seu projeto de vida. Consiste numa auto avaliação, onde o indivíduo deverá definir seuspontos fortes e negativos e então determinar no quê devem ser melhorados ou corrigidos. O próximo passo é saber onde residem suas habilidades (o que realmente gosta de fazer) e reconhecer suaslimitações (o que não tem inspiração em fazer), desta forma, será mais fácil no futuro obter melhores resultados e estar sempre motivado.
A Competência Interpessoal é a capacidade de interação com pessoas.Envolve desde expressar idéias, sentimentos e opiniões, até mesmo em observar e acompanhar a reação de quem está recebendo a mensagem (feedback), de forma a se assegurar de que ela seja transmita comprecisão e seja reduzidas quaisquer possibilidade de ruídos ou fatores interpessoais que dificultem a comunicação.
A Sensibilidade e a Intuição embora sejam distintas entre si, complementam-se no querefere a tomar decisões. A sensibilidade possibilita ao indivíduo ter uma visão mais ampla e precisa do que se passa ao redor. A intuição será o "sexto sentido" ou uma visão mais "transcedente" dosfatos, que junto com a sensibilidade agirá como indicador para tomada de decisões.
A Conectividade é a capacidade de estimular pessoas em torno de um objetivo comum. Ou seja, conglomerar e mobilizar...
tracking img