Metodologia do trabalho cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2591 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
De acordo com texto a pesquisa tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas propostos. A metodologia pode ser definida como o estudo e avaliação entre os diversos métodos que tem o proposito de identificar possibilidades e limitações no âmbito de suas aplicações no decorrer da pesquisa cientifica.
O método de acordo com o texto trata-se do conjunto de processos pelos quais se tornapossível conhecer a realidade que ao mesmo tempo desenvolve certos procedimentos ou comportamento.
Conforme o texto o método é uma estratégia delineada e as técnicas como táticas é necessárias para sua cooperacionalização . Neste sentido as técnicas devem ser aplicadas em obediência, em orientação geral do método que esses problemas venham a ser solucionados nas etapas a serem alcançadas.
Segundoo método dedutivo pressupõe que só a razão pode levar o conhecimento verdadeiro.
O método indutivo já considera que o conhecimento e fundamentado na experiência, pratica sem levar em conta nos princípios.
O método hipotético dedutivo, consiste na adoção da seguinte linha de raciocínio que é proposto por Porpper.
Método dialético é um método de interpretação dinâmica e totalizante da realidade,segundo que os fatos não pode ser tomados fora do contexto social, politico e econômico.
O método fenomenológico não e dedutivo nem indutivo, a realidade é construída socialmente como compreendido o interpretado, e comunicado.
De acordo com a pesquisa quantitativa caracteriza tanto na coleta quanto no tratamento das informações por meio das técnicas estatísticas, o objetivo de garantirresultados e analises e de interpretação que possibilita uma margem de segurança maior.
A pesquisa qualitativa vai descrever a complexidade dos problemas ao atendimento do comportamentos dos indivíduos.
Identificam algumas das principais características da pesquisa qualitativa são: os dados são coletados preferencialmente nos contextos em que os fenômenos são construídos.
- analise dos dados édesenvolvidos de preferencia, no decorrer do processo de levantamento deles.
Segundo o objetivo a pesquisa exploratória temos o objetivo proporcionar maior familiaridade como problema, que se torna explicito ou construir hipóteses. Quanto a pesquisa descritiva tem como objetivo primordial a descrição das caracteristicas da população ou fenômeno, o estabelecimento de relações entre variáveis.
SegundoRoesch propõe uma hetipologia de pesquisa ao auxiliar na melhor explicitação do proposito a ser atingido, a pesquisa aplicada, avaliação formativa e a proposição de planos e diagnostico.
A avaliação de resultados é importante, pois vai avaliar no projeto e definir de que ponto de vista ela será feita. Avaliar envolve também uma comparação. Comparação pode ser entre uma situação anterior e aposterior de determinado sistema ou plano.
A avaliação formativa ela implica um diagnostico do sistema atual para sua formulação que possibilita implementar as mudanças sugeridas e observar seus efeitos.
O objetivo da autora tem como procedimento técnico em vista analizar os fatos do ponto de vista empírico, é preciso traçar o modelo conceitual e operativo da pesquisa que envolve a diagramação quanto aprevisão de coleta dos dados.
Já a pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir do material elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos.
A pesquisa documental assemelha-se a pesquisa bibliográfica a diferença entre ambas é a natureza das fontes. A pesquisa documental vale-se de materiais que ainda não receberam tratamento analítico, de acordo com o objetivo dotrabalho.
Pesquisa de levantamento caracteriza-se pelo questionamento direto das pessoas e ao comportamento que se deseja conhecer.
Quanto ao estudo de caso caracteriza-se pelo estudo profundo e exaustivo de poucos objetos. O estudo de caso apresenta uma serie de vantagens que faz com que se torne o delineamento em varias situações.
Na pesquisa-ação e definida como um tipo de pesquisa empírica...
tracking img