Trabalha materiais ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Propriedades do Concreto

O concreto é uma rocha artificial formada por uma mistura de agregados graúdos, miúdo e material ligante, podendo ter ainda aditivos químicos e minerais. Os agregados são normalmente classificados por origem, tamanho, forma e textura. O material aglomerante normalmente usado no concreto estrutural é o Cimento Portland misturado com água potável. Esta mistura inicia umareação química cujo resultado é a formação do "Gel", o principal agente ligante.
O concreto, devido às suas inúmeras vantagens, tem sido o material mais usado na construção de prédios residenciais, comerciais, industriais e públicos, pontes, viadutos, barragens, túneis, silos, reservatórios, etc. Entre as vantagens deste material de construção podem ser citadas o seu baixo custo relativo, adisponibilidade dos seus materiais componentes em quase todos os lugares, suas versatilidade e adaptabilidade, sua durabilidade e sua possibilidade de incorporar com vantagens rejeitos industriais poluentes.
As propriedades do concreto e sua importância para os engenheiros se dividem em duas fases da sua vida; fase de mistura, lançamento, compactação e acabamento e a fase do concreto emendurecimento, endurecido e em serviço. Trabalhabilidade, plasticidade, retração autógena, tempo de pega inicial e tempo de pega final são alguns exemplos das propriedades do concreto na primeira fase. Resistência do concreto à compressão e à tração, resistência ao desgaste superficial, resistência ao impacto, módulo de elasticidade, porosidade, fluência e retração são outros alguns exemplos de propriedadesdo concreto na segunda fase.
Para ter-se um concreto na estrutura com as características desejadas, durável e de boa aparência a armadura, é necessário que o traço do concreto seja bem elaborado e suas propriedades investigadas no laboratório e no campo e que todos os cuidados de seleção dos materiais, preparação, lançamento do concreto e cura sejam tomados.
A recente utilização de novos aditivosminerais e químicos está possibilitando a produção de concretos trabalháveis com propriedades mecânicas mais elevadas (concreto de alta resistência CAR), boa durabilidade (concreto de alto desempenho CAD) e comportamento sob carregamento diferenciado dos concretos comuns. Com estes concretos surgiram também, novas pesquisas, novos procedimentos e limites para dimensionamento e novos conceitosestruturais: edifícios com pilares tendo diferentes resistências ao longo da altura, edifícios com pisos de concreto leve e pilares e paredes de concreto de massa específica normal e alta resistência, pontes com vãos de concretos de diferentes resistências e massas específicas, pontes flutuantes, etc.
Os concretos de alta resistência (CAR) e de alto desempenho (CAD) apresentam inúmeras vantagensquando comparados com o concreto convencional. No próximo futuro, a tendência é a de se usar cada vez mais estes tipos de concreto, visando possibilitar o projeto de estruturas esbeltas, econômicas e duráveis. Estes concretos, ainda pouco usados no Brasil, nos últimos dez anos tem tido suas utilizações bastante ampliada em outros países, particularmente em edifícios altos, pontes, pavimentos,elementos pré-fabricados, estruturas "offshore", túneis, estacas, silos, reatores nucleares, estruturas em geral expostas a ambientes agressivos e recuperação de estruturas. O concreto de alta resistência e de alto desempenho são considerados os "concretos do futuro" e vários países estão investindo maciçamente em pesquisa nesta área.
(Embora a norma Brasileira NBR 8953-92 estabeleça classes de concretoC10 a C80, na norma de cálculo NBR 6118-2003, para o cálculo de estruturas de concreto simples, com armadura passiva e ativa) abrange apenas os casos de estruturas com f c =50 MPA. Há, entretanto, comissão começando a elaborar norma para concretos com maiores resistências.
No Brasil, embora a grande maioria das estruturas seja de concreto, a utilização do concreto de alta resistência tem sido...
tracking img