Trab5oc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIO
Aluna: Suzane Alfaia Dias
1) Porque o conceito de processo é tão importante no projeto no sistema multiprogramaveis?
2) Quais são as partes que compõe um processo?
3) O que seriam dados persistentes?
4) Pesquisar escrever sobre Charles Babbages, cartões perfurados, linguagem Fortran e Job.
5) Porque os sistemas operacionais são gravados em disco?
6) Faça adiferença entre processo e programa.
7) Estabeleça a distinção entre níveis de paralelismo.
8) Defina software livre.
9) Quem iniciou do desenvolvimento do SO Unix e Linux?
10) Defina deadlock.
11) Escreva sobre a técnica de swapping.
12) Porque o modulo gerenciador de sistemas de entrada e saída E/S é considerado complexo?
13) Quais são as atividades implementadas nosistema operacional SO que são relativas ao gerenciamento de memoria?
14) Cite os quatro módulos que focam cada um dos recursos computacionais.
15) Como o sistema operacional implementa o conceito de processo? Qual é a estrutura de dados indicas para organizar os diversos processos na memoria principal?
16) Defina os 5 estados físicos de um projeto.
17) De um exemplo que apresentetodas as mudanças de estado de um processo, juntamente com um evento associado a cada mudança.
18) Entre os processos prontos, qual deles vai ser selecionado a utilizar a cpu primeiro?
19) Defina troca involuntária.
20) Estabeleça a distinção entre os algoritmos de escalonamento multiprogramaveis

Resposta
1) Um processo é um elemento abstrato compostos de vários componentes a serexecutado num sistema computacional.
2) novo, pronto, em execução, bloqueado, concluído.
3)  refere-se ao armazenamento não-volátil de dados, por exemplo, o armazenamento em um dispositivo físico como um disco rígido. Quando se grava um arquivo no disco, por exemplo, o dado está sendo "eternizado", ou seja, deixa de ficar volátil na memória RAM e passa a ser escrito num dispositivo que armazena ainformação de modo que ela não desapareça facilmente.
4) Charles Babbage foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês nascido em Teignmouth, Devon que originou o conceito de um computador programável.
Charles Babbage é mais conhecido e, de certa forma, referenciado como o inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas,a máquina analítica. Ele é considerado o pioneiro e pai da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído. Sua invenção também não era conhecida dos criadores do computador moderno.
Mais recentemente, entre 1985 e 1991, o Museu de Ciência de Londres construiu outra de suas invenções inacabadas, a máquina diferencial 2, usando apenastécnicas disponíveis na época de Babbage.
Cartões destinados aos registo de dados por meio de perfuração.
O cartão perfurado original, inventado por Jacquard, foi utilizado experimentalmente pelo Board of Health para fins estatísticos. Após este ensaio, os cartões perfurados foram a dotados para uso no recenseamento americano em 1890.
O código original para guarda informação neste cartão eracomposto por apenas 240 perfurações distintas, mas no inicio de 1900 foi introduzido um novo formato de cartão com 45 colunas e de buracos redondos e 12 posições de perfuração em casa coluna.
Em 1928, a IBM introduziu o cartão retangular de 80 colunas, quase duplicando a quantidade de informação que podia ser guardada, mas em meados de 1930 a mesma empresa já previa que estes cartões seriam em brevealgo ultrapassado
A família de linguagens de programação conhecida globalmente como Fortran foi desenvolvida a partir da década de 1950 e continua a ser usada hoje em dia. O nome é um acrônimo da expressão "IBM Mathematical FORmula TRANslation System"
As versões iniciais da linguagem eram conhecidas como FORTRAN, mas a capitalização foi ignorada em versões recentes da linguagem começando a...
tracking img