Trab

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1571 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo Dirigido

1 – Descreva os pontos mais relevantes da história dos estudos sobre grupos.

2 – Como Kurt Lewin e a Psicologia Social contribuíram para o estudo dos grupos?

3 – Destaque as principais contribuições de Pichon Riviére para o trabalho com grupos.

4 – Quais as principais diferenças entre grupos operativos e grupos terapêuticos e em que circunstâncias eles se equivalem?Vale resaltar que a essência dos fenômenos grupais são as mesmas nos diferentes tipos de grupos, o que vem diferenciar é a finalidade para qual foram formados. È a partir do critério de finalidade que se divide o grupo em dois ramos: os operativos e o psicoterápicos.
Os grupos operativos tem uma conceituação muito abrangente, a conceituação do psicanalista Pichon Riviére éque é um grupo centrado na tarefa que considera que os fatores tanto conscientes quanto inconscientes fazem parte da dinâmica do campo grupal. É importante resaltar a atividade do coordenador desse grupo, que é concentrar na tarefa proposta, e só fazer possíveis intervenções de ordem interpretativa, em situações quias fatores inconscientes inter-relacionais ameaçarem a interação ou êxito do grupo.Os grupos operativos podem ser dos seguintes campos: Ensino-aprendizagem, onde o importante é aprendizagem e o treinamento; O institucional voltados para promover reuniões e debaterem uma ideologia comum ; O comunitário que tem a terafa de integração e incentivo, são voltados para o bem-estar físico, psiquico e social da comunidade; O terapêutico que propõem melhoria em situaçõe depatologia dos indivíduos, na forma de grupos de auto-ajuda.
Os grupos psicoterápicos são voltados para as formas de psicoterapias que se destinam a aquisição de insights, dos aspectos inconcientes e da totalidade grupal,não havendo, como nos grupos operativos, cujo principal objetivo é a realização de uma tarefa estabelecida previamente.
Quatro grupos psicoterápicos tem destaue:Psicodramática baseadado no psicodrma de Moreno; Teoria sistêmica os grupos funcionam como um sistema de interação complementação e suplementação do papeis atribuidos a cada um componente como exemplo aTerapia de família; Cognitivo-comportamental baseada na concepção que todo indivíduo é processador de informações, onde ele recebe estímulos e gera apreciações, sua tecnica e voltada para areeducação, treinamento e modificação no estilo de vida; Psicanalítica não tem um único referencial teórico, da uma importância a formação psicanalista, mas abre espaço para a natureza múltipla de diversas finalidades.
Os grupos operativos e psicoterápicos tem suas particularidades, mas se equivalem quando os grupos psicoterápicos se apropria do esquema referencial operativo e à medida que osoperativos acarretam ganhos psicoterápicos. os grupos terapêuticos se utilizam de técnicas comuns aos outros grupos operativos e os outros tipos de grupos operativos acabam sendo também, de certo modo, terapêuticos, pois acabam por operar alguma melhora nos sujeitos.

5 – Descreva os fatores que compõem o psicodrama de Moreno.
Jacob Moreno foi o primeiro a utilizar a expressão “psicoterapia degrupo”dentro do psicodrama, que é a ciência que busca identificar e explorar a verdade das pessoas. Segundo com Moreno o psicodrama é a melhor maneira para que a espontaneidade seja desenvolvida e/ou resgatada.
Houveram várias contribuições de Moreno para o psicodrama, entre elas : A Teoria da Espontaneidade e criatividades, onde para ele poderíamos nos educar para a espontaneidade, assim comoo psicodrama seria o principal ponto para o desenvolvimento da espontaneidade do adulto ou a recuperação da espontaneidade infantil; A Teoria dos Papéis, onde o papel é a forma de funcionamento assumida pelo indivíduo em determinado momento, em uma determinada situação com outras pessoas ou objetos, sua função é entrar no inconsciente, a partir do mundo social, para dar-lhe forma e ordeme...
tracking img