Trab.recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução:


A política de Recursos Humanos de uma empresa é peça fundamental para seu sucesso. No mercado globalizado atual o acesso à tecnologia e a informação é generalizado, portanto o que realmente faz diferença são os recursos intelectuais da empresa que são seus funcionários, e portanto, não fazem parte do patrimônio da empresa e devem ser mantidos nesta através de uma boapolítica de RH. Até mesmo quando tratamos de empregados braçais uma boa política de RH se faz necessária pois todo funcionário satisfeito produz mais.
Já não é possível as organizações tratarem seus empregados como qualquer coisa que não seres humanos com suas peculiaridades e problemas, para que juntos busquem o sucesso da organização. A maioria das grandes e médias empresas e até mesmoalgumas pequenas, já entendeu isso e vem desenvolvendo riquíssimos e diferentes programas de Recursos Humanos.
Neste trabalho analisaremos a política de recursos humanos do Banco do Brasil S.A. uma tradicional empresa brasileira, líder de mercado no país, que vem crescendo no exterior e já a muitos anos vem aprimorando seu programa de Recursos Humanos.


2. Referencial teórico:3. Procedimento metodológico.


Nesta pesquisa nos utilizamos da leitura dos normativos do Banco do Brasil e de documentos dos sindicatos da categoria, de visita a empresa, e entrevista com funcionários.




4. Análise dos dados.






4.1.Recrutamento e seleção.


O processo de recrutamento e seleção no Banco do Brasil ocorre através de concursopúblico.
O concurso acontece em apenas uma etapa e é composto de provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos. Os candidatos aprovados são contratados na ordem de classificação do concurso durante o prazo de validade do mesmo segundo a necessidade das agências.
As exigências para posse são diploma de ensino médio e maioridade.


4.2.Cargos.


O quadro dasagências varejo do BB é composto por: escriturário, caixa-executivo, assistente, gerente de módulo, gerente de negócios e gerente geral.




4.3.Compensação.


O salário é composto pelo piso que é o salário do escriturário e é estabelecido todos os anos pelo sindicato através de convenção coletiva mais gratificação semestral de 25%, paga mensalmente. A cada promoção, ascensão decargo, se adquire uma comissão que acresce o salário fixo do funcionário.
A cada 6 meses o Banco do Brasil paga a PLR a seus funcionários que para os escriturários é o valor é de 45% do salário mais valor fixo de R$ 483, acrescidos do pagamento de 4% do lucro líquido dividido de forma igual entre todos os funcionários, já para os comissionados além desse valor a PLR varia de acordo com odesempenho de cada agência no ranking do Banco, tendo a parcela recebida pelo escriturário como piso.


Placar da dependência (pontos)        Percentual de pagamento
400 ou mais                                               100%
395,41 a 399,99                                          96,22%
386,6 a 395,4                                               92,44%
377,79 a386,59                                           88,65%
368,98 a 377,78                                           84,87%
360,17 a 368,97                                           69,74%
0 a 360,16                                                    00,00%


4.4.Benefícios sociais.


O plano de benefícios sociais do BB é composto de todos os benefícios legais mais: vale-alimentação em valor fixo determinado naconvenção coletiva para todos os funcionários, plano de previdência complementar (Previ), plano de saúde (CASSI), e plano odontológico para o funcionário e seus dependentes, auxílio-creche, 60% do vale- transporte no perímetro urbano, verba de aprimoramento paga anualmente no valor de até R$ 215,00, programas de bolsa de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado que são...
tracking img