Trab GRM Kaio Vinicius

848 palavras 4 páginas
Etec Bento Quirino

Politica e analise de estoque

Nome: Kaio Vinicius de M. José
Nome: Mateus Bento Pereira
2°Logística
04/08
Analise de estoque
A analise de estoque é composta por 4 itens :
1. Inventário físico
2. Acurácia dos controles
3. Giro de estoques
4. Curva ABC

1- Inventario físico
Conhecido também como balanço, o inventário consiste na contagem física dos itens que compõem o estoque, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras. A diferença encontrada resulta em ajustes de acordo com as normas contábeis e a legislação tributária vigente. Os inventários são controles de estoque que podem ocorrer periodicamente ou ciclicamente. A diferença entre esses dois processos é que um inventário periódico é aquele realizado em intervalos de tempo regulares enquanto a realização cíclica implica em uma contagem diária.

2- Acurácia do controle de estoque
Qual a importância do controle de estoque ?
Com as organizações buscando trabalhar com menores custos operacionais e, concomitantemente, com menores investimentos em ativos circulantes, os estoques tem sido administrados para ficarem cada vez mais enxutos, isto é, para uma mesma demanda, mantemos estoques cada vez menores. Sendo assim, torna-se necessário o extremo cuidado com as informações de estoque, para que os saldos em estoque demonstrados nos sistemas informatizados mantenham perfeita sintonia com os saldos físicos existentes nos depósitos.
Quando esta acuracidade não existe, os riscos de faltas e sobras de materiais e produtos torna-se altamente relevante, podendo causar problemas, principalmente de compras desnecessárias ou desperdício de produtos.

O que é acuracidade de estoque?
Acuracidade de estoque é um indicador da qualidade e confiabilidade da informação existente nos sistemas de controle, contábeis ou não, em relação à existência física dos itens controlados.
Quando a informação de estoque no sistema de controle,

Relacionados