Trab. consumo de ácool

2467 palavras 10 páginas
INTRODUÇÃO

O consumo de bebidas alcoólicas é o hábito social mais antigo e espalhado entre as populações. As justificativas para o seu consumo são as mais diversas possíveis, sendo atribuídos efeitos calmantes, desinibitório, afrodisíaco e estimulante do apetite (Cardin et al., 1986; Llambrich, 2005). A partir do século XX, foram realizados estudos sistematizados para avaliar os problemas que o consumo exagerado de bebidas alcoólicas acarreta nas populações (Cardin et al., 1986; Berridge, 1990; Valle, 1998). No ano de 1990, estimou-se que cerca de 5% das mortes de pessoas com idade entre cinco e 29 anos ocorreram pelo uso do álcool, além do óbito, a invalidez permanente em indivíduos jovens é uma grave consequência do consumo exagerado de bebidas alcoólicas (Jernigan, 2001).

Neste trabalho nos propusemos a contemplar a compreensão do “Consumo do álcool”, nas suas causas, consequências, terapias e prevenção. Usando como fonte de pesquisa artigos e livros publicados sobre tal temática que possibilitarama realização deste trabalho.

ENTENDENDO O ÁCOOL

O álcool é consumido há muito tempo. Porém, antes do processo de destilação, as bebidas tinham um teor de álcool mais baixo, pois sofriam a fermentação. Eram elas a cerveja e o vinho. O álcool é uma bebida psicotrópica. Além de causar dependência, causa também mudanças no comportamento. Inicia-se com uma alteração no humor acompanhada de uma euforia, depois vem o momento da sonolência, onde o indivíduo não possui mais sua coordenação motora e apresenta comportamento depressivo. Isso acontece devido ao fato de o álcool agir diretamente no sistema nervoso central.
O álcool compromete partes do cérebro responsáveis pela memória, aprendizagem, motivação e autocontrole. É considerada uma droga depressora, ou seja, causa efeitos semelhantes aos da depressão como sonolência, tonturas, distúrbios no sono, náuseas, vômitos, fala incompreensível, reflexos comprometidos e ressaca.
As principais bebidas alcoólicas

Relacionados

  • curso de direito financeiro e tribut rio ricardo lobo torres
    151052 palavras | 605 páginas
  • Biblia gh15
    259865 palavras | 1040 páginas