Tpm corretiva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
Antes de falarmos da TPM – Corretiva, temos que fazer uma breve introdução sobre o que é a TPM - Total Productive Maintenance (Manutenção Produtiva Total).
A manutenção produtiva total – TPM é o conjunto de atividades onde mantém o compromisso voltado para o resultado. Seu objetivo é atingir a máxima eficiência do sistema de produção, maximizar o ciclo total de vida útil dosequipamentos aproveitando todos os recursos existentes buscando perda zero. É o conceito mais moderno de manutenção. A TPM exige a participação de todos os elementos da cadeia operativa, desde o operador do equipamento, passando pelos elementos da manutenção e pelas chefias intermediarias, até os níveis mais altos de gestores.
Ela pode ser considerada a ciência médica das máquinas. O TPM coloca ênfase namanutenção como uma parte necessária e vitalmente importante dos negócios. Não é mais considerada uma atividade sem fins lucrativos. O tempo de parada para manutenção é agendado como parte da rotina de fabricação e, em alguns casos, como parte integrante do processo de fabricação.
Os pilares em que se apóia a TPM são: Eficiência, Auto-reparo, Planejamento e Ciclo de Vida.
Outros fatores quesão fundamentais para eficiência da TPM são os 5S:
De Seiri: Classificar
De Seiton: Sistematizar
De Seiso: Varrer/Limpar
De Seiketsu: Padronizar
De Shitsuke: Disciplina/Autodisciplina
Com a utilização de todos estes recursos é possivel a eliminação das perdas decorrentes de má qualidade ou não conformidade, tanto de produto, processo ou equipamento, quanto o nível de atendimento.
A suavantagem é obter os indicadores de desempenho de produtividade, performance e qualidade atuais, e compará-los com um referencial de excelência.

1. OBJETIVOS
O TPM foi introduzido para atingir os seguintes objetivos:
Evitar desperdícios em um ambiente econômico que está mudando rapidamente.
Produzir bens sem reduzir a qualidade do produto.
Reduzir custos.
Produzir uma pequena quantidade de lote omais cedo possível.
Os bens enviados aos consumidores não podem conter defeitos.
Algumas características:
Um compromisso total com o programa por parte da alta gerência;
Os funcionários devem ter autonomia para iniciar uma ação corretiva;
Deve-se aceitar um panorama amplo, pois o TPM pode levar um ano ou mais para ser implementado, e é um processo contínuo. Deve haver também mudanças namentalidade dos funcionários com relação a suas responsabilidades no trabalho.

2. METAS
Obter no mínimo 80% OPE.
Obter no mínimo 90% OEE (Eficácia Geral dos Equipamentos)
Rodar as máquinas mesmo durante o almoço. (O almoço é para os operadores, não para as máquinas!)
Operar de forma que não haja reclamações dos consumidores.
Reduzir os custos de manutenção em 30%.
Atingir 100% de sucessona entrega dos bens conforme exigido pelo cliente.
Manter um ambiente de trabalho livre de acidentes.
Aumentar as sugestões por 3.
Desenvolver trabalhadores flexíveis e com habilidades múltiplas.

3. TIPOS DE MANUTENÇÃO
3.1. Manutenção por pane
Significa que as pessoas esperam até que o equipamento apresente uma falha para repará-lo. Isso poderia ser usado quando a falha no equipamento nãoafeta significativamente a operação ou produção nem gera um prejuízo significativo além do custo de reparo.
3.2. Manutenção preventiva (1951)
Trata-se de manutenção diária (limpeza, inspeção, lubrificação e refixação), destinada a manter a condição saudável do equipamento e prevenir falhas por meio de detecção de deterioração, inspeção periódica ou condição do equipamento e diagnóstico, paramedir a deterioração. Divide-se ainda em manutenção periódica e manutenção preditiva. Assim como a vida humana é estendida pela medicina preventiva, a vida útil dos equipamentos pode ser prolongada pela manutenção preventiva.
3.2.1. Manutenção periódica
A manutenção baseada no tempo consiste em periodicamente inspecionar, reparar e limpar equipamentos e substituir peças para evitar falhas...
tracking img