Tpie

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Alexandre Herculano
Curso Profissional Técnico de Apoio à Infância
Disciplina: Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa
Professor: Bruno Batista
Ano Lectivo 2011/2012

Tema: Projecto de Intervenção Pedagógica

Trabalho Realizado por:
Ana Guimarães - Nº 3
Ano - 12º - Turma - G

de Abril de 2012
Índice

Introdução

Projecto

Um projecto diz respeito a algo que se pretenderealizar, a um conjunto de actividades, que implicam a utilização de recursos diversos, para levar a cabo um determinado objectivo.
No plano de projecto tem de estar incluído quem são os intervenientes, como se vão organizar, quais as estratégias a utilizar na acção a desenvolver, quais os recursos necessários para o colocar em prática, bem como as actividades que permitem realizar.

O projecto écomposto por algumas características:
* Construção Progressiva - O projecto vai-se fazendo através de um processo que vai sofrendo uma evolução. O projecto deve ser flexível, para que se possa ir adaptando. Na construção progressiva o projecto é composto por quatro fases: a concepção, a tomada de decisão, o planeamento e a avaliação.

* Mobilizador / Dinamizador - O projecto educativo, épartilhado por um grupo, onde é necessário que haja uma articulação entre os diversos projectos.

* Autonomia - Os intervenientes que estão inseridos no projecto têm de ter a capacidade de decidir e de influenciar de forma a alcançarem os seus objectivos.

Projectos Educativos

Podemos distinguir projectos educativos, tendo em conta:

* Quem e como Participa - Os projectos podem distinguir-se deacordo com a pessoa ou pessoas, como por exemplo: ter a participação de educadores, crianças, família ou então, só a colaboração dos funcionários da instituição.

* A Complexidade do Processo - A sua realização pode exigir um número maior ou menor de etapas, um tempo de duração mais ou menos longo, que envolva um número maior de participantes.

Projecto Educativo

É um documento que consagra aorientação educativa da escola, elaborado e aprovado pelos seus órgãos de administração e gestão para um horizonte de três anos, no qual se explicitam os princípios, os valores, as metas e as estratégias segundo os quais a escola se propõe cumprir a função educativa.

Projectos Educativos ou Pedagógicos do Educador

Este projecto é também conhecido como projecto curricular de turma ou seja, sãoprojectos direccionados para a turma e têm como objectivo promover o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças.
São projectos mais restritos que implicam educadores e crianças, embora possam ter o contributo dos pais.

Projecto Educativo de Estabelecimento

O projecto educativo de estabelecimento diz respeito à organização do funcionamento do estabelecimento educativo. É um projecto maisampliado, implicando assim, a participação de todos os intervenientes na educação pré-escolar. Tem como objectivo favorecer a formação e aprendizagem dos alunos.

Fases de Elaboração do Projecto Educativo

O projecto de estabelecimento compreende várias etapas que implicam uma interacção:
* Caracterização / Diagnóstico da Situação - Consiste em recolher as informações necessárias para a elaboração doprojecto para que a instituição possa funcionar melhor e encontrar formas de resposta mais adequadas à comunidade.

* Elaboração do Projecto - Deverá ter em conta as prioridades educativas naquele contexto, bem como conter as formas de organização da escola que permitam responder às características das crianças e da comunidade.

* Previsão de Formas de Avaliação - Quando, como e por quemdeve ser avaliado e reformulado. A avaliação e reflexão sobre o processo de realização do projecto educativo são necessárias para a sua gradual reformulação, e permitem transmiti-los a outros.

Objectivos da Elaboração dos Projectos Educativos

Os projectos devem integrar um conjunto de actividades diversificadas e a abordagem de diferentes áreas de conteúdo com um objectivo comum.
Os vários...
tracking img