Toyotismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1.3 – Toyotismo
Conforme os ensinamentos de Thomas Gounet, o Toyotismo ou Ohnismo foi implantado progressivamente nas décadas de 1950 e 1960 na Toyota, e teve uma dupla origem: “Primeiramente, asempresas japonesas precisavam ser tão competitivas quanto às americanas, e depressa, sob pena de desaparecerem”. Em 1945, logo após a derrota japonesa e no momento da ocupação aliada, o presidente daToyota, Kiichiro Toyoda, declara que é vital ‘alcançar os norte-americanos em três anos, sem o que será o fim da indústria automobilística japonesa’. O Toyotismo, que também ficou conhecido pelo nomede lean production (produção enxuta), combina as vantagens da produção em massa (rigidez e custos baixos) e da produção artesanal (flexibilidade e qualidade), e possui três características ouprincípios básicos: o trabalho em equipe e de cooperação; o processo de aperfeiçoamento continuado ou kaizen ( melhoramento continuo); e just-in-time (vai além do simples controle de estoques, visto queintenciona a contenção de custos ao estritamente necessário) .

Cabe, aqui, ressaltar que a precarização do trabalho humano gera somente precarização da vida humana, e isso, revela-nos a história, temsido, invariavelmente, fruto derivado e indissociável da força destrutiva do capital. Afinal, ainda que tal associação não possa conformar uma regra, a desvalorização da força de trabalho sempre foi aresposta instintiva dos capitalistas à queda de lucros. Pode-se definir, assim, o toyotismo, nas palavras de Thomas Gounet, como um sistema de organização da produção baseado em uma resposta imediata àsvariações da demanda e que exige, portanto, uma organização flexível e integrada do trabalho, podendo, também, ser caracterizada pelos cinco zeros: i) zero atrasos; ii) zero estoques; iii) zerodefeitos; iv) zero panes, e v) zero papéis.
Conclui-se, pois, que a reestruturação produtiva e o novo regime de acumulação do capital impuseram profundas mudanças no trabalho humano com o claro...
tracking img