Toxoplasmose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A toxoplasmose é uma zoonose de distribuição universal que acomete milhões de pessoas no mundo. Toxoplasma gondii foi descoberto, quase ao mesmo tempo, por Nicolle e Manceaux, na Tunísia, e por Splendore, no Brasil, em 1908. É um protozoário intracelular, que pode parasitar os mais diversos tecidos de vários mamíferos e aves.
O gato e outros felídeos são os únicos hospedeirosdefinitivos do Toxoplasma gondii. A transmissão se dá principalmente pela ingestão de oocistos, eliminados pelas fezes dos felídeos.
(Cristiane de Oliveira Souza; et al; Ana Rita Paladino Tumitan, 2010).
O homem, pode adquirir a doença após o nascimento, principalmente pelo consumo de carnes cruas ou mal cozidas contaminadas com cistos teciduais, bem como alimentos e águas contaminadas pelos oocistos;leite não pasteurizado, ovos, transfusões sanguíneas e transplante de órgãos, são outras vias de transmissão citadas.
(João Luis Garcia, et al, José Leite,1999).

A infecção materna primária com Toxoplasma gondii adquirida durante a gestação, ainda é de elevada importância em nosso meio pelo fato de poder resultar em infecção fetal com graves seqüelas para a criança.
Durante o primeirotrimestre da gestação, a infecção pode levar à morte fetal. No segundo trimestre, pode ocasionar a chamada tétrade e Sabin, em que o feto apresenta retinocoroidite, calcificações cerebrais, retardo mental ou perturbações neurológicas, hidrocefalia, com macro ou microcefalia. Se a gestante adquire a infecção no terceiro trimestre de gestação, a criança pode nascer normal e apresentar evidências da doençaalguns dias, semanas ou meses após o parto.
(Cristiane de Oliveira SouzaI; et al; Ana Rita Paladino Tumitan, 2010).

A infecção toxoplásmica nos seres humanos, é muito comum, porém os sinais clínicos não são, salvo em duas categorias, àqueles indivíduos com o sistema imune deprimido (quimioterapia para o câncer, tratamento para transplantados e indivíduos HIV positivos) e para mulheres quecontraem primariamente a infecção durante a gestação.
A forma congênita ocorre, quando a mãe sofre a primeira infecção na época da gestação e o parasita atravessa a barreira placentária, posteriormente infectando o feto, que pode apresentar lesões severas, ou nascimento de crianças aparentemente saudáveis que posteriormente apresentam alterações.
(João Luis Garcia, et al, José Leite,1999).

Lesãoauditiva por toxoplasmose

O Toxoplasma gondii tem sido associado à lesão das vias auditivas desde a década iniciada em 1950, com demonstração de depósitos de cálcio (similares às calcificações encontradas nos cérebros das crianças com toxoplasmose congênita) no ligamento espiral e cóclea. O déficit auditivo tem sido relatado em cerca de 20% dos casos de toxoplasmose congênita, principalmentenas crianças não-tratadas ou tratadas por período muito curto.
(Gláucia M. Q. de Andrade, et al, José Nelio Januário)

Retinocoroidite toxoplásmica

A manifestação ocular mais comum da toxoplasmose consiste em focos de necrose retiniana, com subjacentes coroidite e vitreíte. A lesão se mantém ativa durante semanas e, depois de cicatrizada, pode conter cistos do Toxoplasma gondii, de forma queo protozoário permanece viável nos tecidos durante anos. A relação entre rotura traumática da parede dos cistos toxoplásmicos e recorrência da toxoplasmose ocular pode ser explicada pela reação de hipersensibilidade desencadeada pela liberação de antígenos intracísticos. Essa liberação alteraria o delicado equilíbrio de imunorregulação, dando início ao processo de sensibilização retiniana. Já foidemonstrado em animais de laboratórios modificações na imunorregulação medidas também pelo estresse e, por isso, acredita-se que o estresse emocional pode atuar como fator causal ou de recorrência de algumas formas de uveíte. Alterações no mecanismo de imunorregulação podem ser atribuídas a causas relacionadas ao hospedeiro (alterações na imunidade celular, por exemplo), ao parasita (crescimento...
tracking img