Toxocológicos

335 palavras 2 páginas
ASPECETOS TOXICOLÓGICOS DE SOLVENTES ORGÂNICOS ESPECÍFICOS

BENZENO

O benzeno é um líquido, volátil, inflamável, de elevada lipossolubilidade e praticamente insolúvel em água. Um solvente para o qual o conhecimento do mecanismo de biostransformação é essencial para avaliação da toxicidade.

Utilização industrial e em laboratórios

- Indústrias de síntese química onde o benzeno participa do processo de síntese química de vários compostos;

- Indústria petroquímica, é utilizado como matéria prima para a produção de etilbenzeno, estireno, poliestireno, ciclo hexano, nitrobenzeno, etc.

- Siderúrgicas que utilizam carvão mineral.

Toxicocinética: absorção e biotransformação

O benzeno é absorvido por vias cutânea e pulmonar:

- Via pulmonar: o benzeno é rapidamente absorvido, sua concentração sanguínea atinge um pico máximo em poucos minutos, mas decai com a saída rápida do composto para os tecidos, pode ser biotransformado no organismo, a nível hepático e, em menor proporção da medula óssea. As enzimas presentes na biotransformação hepática do benzeno estão presentes na fração microssômica do fígado.

Toxicodinâmica: Ação tóxica

O benzeno é irritante de pele e mucosas, sua principal ação tóxica, em exposição aguda, é a depressão do SNC. Em exposição crônicas destaca-se a ação mielotóxica que resulta em lesões graves como a progressiva degeneração da medula óssea e aplasia medular.

E extensão destas alterações depende de fatores individuais, intensidade e duração de exposição.

Sintomatologia e tratamento

- Intoxicações agudas: quando o benzeno é inalado em altas concentrações poderá desenvolver edema pulmonar e hemorragias locais. Os sintomas agudos sistêmicos variam de acordo com a intensidade da exposição. Níveis baixos – efeitos iniciais de embriaguez, com cefaléia, tonturas e tremores; Em níveis mais elevados – náuseas, vômitos, visão turva e sonolência.

- Intoxicações crônicas: resultantes da exposição ao solvente é denominada

Relacionados

  • Efeitos farmacológicos e toxicológicos do etanol
    1340 palavras | 6 páginas
  • botanica
    2194 palavras | 9 páginas
  • Obesidade
    2186 palavras | 9 páginas
  • Tecnologia e inovação de alimentos:
    4080 palavras | 17 páginas