Toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1262 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O digitálico é uma das drogas mais frequentemente prescritas na prática clínica. Por sua capacidade de aumentar a força de contração cardíaca, é usada no controle de taquicardias supraventriculares e no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva.
A digoxina deve ser avaliada até que o efeito terapêutico seja alcançado, no acompanhamento da estabilidade e no uso adequado dadroga pelo paciente e ao primeiro sinal de aparecimento de efeito tóxico (como anorexia ou arritmia). As maiores causas de intoxicação digitálica são a depleção de potássio e a diminuição da função renal com a idade.

CARACTERISTICAS FISICO-QUIMICA, OCORRENCIA NATURAL OU SINTÉTICA.

É um glicosídeo digitálico obtido naturalmente da Digitalis purpurea e da Digitalis lanata. As principais açõesterapêuticas dos glicosídeos digitálicos são: 1) aumento da força e velocidade da contração miocárdica (efeito inotrópico positivo); pela inibição da passagem dos íons de sódio e potássio através das membranas celulares miocárdicas devido à formação de complexos com a adenosina trifosfatase; como resultado, a entrada de cálcio é intensificada e ocorre um aumento da liberação de íons de cálcio livrenas células do miocárdio, que potencializam a atividade de suas fibras contrácteis; 2) decréscimo da velocidade da condução e aumento do período refratário do nódulo auriculoventricular por efeito indireto produzido pelo aumento do tônus parassimpático e diminuição do tônus simpático. Sua união às proteínas é muito alta (90%). Metaboliza-se no fígado; sua meia-vida é de 120 a 126 horas; o início daação evidencia-se em 1 a 4 horas e seus metabólitos são excretados por via renal.

DOSE TERAPEUTICA E AÇÃO FARMACOLOGICA.
O digitálico é uma das drogas mais frequentemente prescritas na prática clínica. Por sua capacidade de aumentar a força de contração cardíaca, é usada no controle de taquicardias supraventriculares e no tratamento da insuficiência cardíaca congestiva. A digoxina é apreparação de digital mais usada. Tem uma meia-vida de 24 a 48 horas (com uma média de 35 horas). Como a digoxina é eliminada principalmente por meio de excreção renal, os pacientes com função renal reduzida apresentam meia-vida sérica mais longa. A digoxina deve ser avaliada até que o efeito terapêutico seja alcançado, no acompanhamento da estabilidade e no uso adequado da droga pelo paciente e aoprimeiro sinal de aparecimento de efeito tóxico (como anorexia ou arritmia). A metildigoxina tem a meia-vida de 54 a 60 horas e tem as mesmas propriedades da digoxina, mas com início de ação mais rápido (cinco a quinze minutos) do que a digoxina.
Os Digitálicos são utilizados na disfunção sistólica ventricular esquerda severa insuficiência cardíaca congestiva fibrilação atrial. Embora sem efeitosbenéficos sobre mortalidade, digoxina deve ser sempre utilizada no tratamento de insuficiência cardíaca crônica em pacientes sintomáticos e com ritmo sinusal, não devendo ser suspensa nos insuficientes cardíacos em classes funcionais II e III. Assim, a digoxina é considerada medicamento de referência dentre os fármacos inotrópicos

A dosagem em crianças é aproximadamente 50% maior do que a usada emadultos, quando calculada em miligramas por quilograma de peso corporal. Doses mais altas são necessárias por causa da maior relação de massa cardíaca com a massa corporal em crianças. Essas doses mais altas se refletem em concentrações séricas mais altas em crianças.
DOSE TOXICA LETAL E SINTOMAS DA INTOXICAÇÃO.
A intoxicação digitálica acontece com frequência, já que o intervalo entre os níveisterapêuticos e tóxicos é muito pequeno. Os sintomas clínicos mais comuns de superdosagem são anorexia, náusea e vômitos, visão embaçada e desorientação. A manifestação miocárdica mais importante e comum da intoxicação digitálica é a arritmia cardíaca. Frequentemente, o diagnóstico clínico de intoxicação digitálica torna-se difícil em pacientes com patologias cardíacas graves, pois a maioria...
tracking img