Touradas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Filosofia -11º ano

Tema: Touradas
Questão central: touradas sim ou não?
Titulo: Corridas de toiros

As touradas, uma parte da história ibérica que ao longo do tempo tem sido cada vez mais alvo de polémicas, passa agora a sua defesa para a mão dos seus aficionados. As pessoas que argumentam contra as touradas normalmente utilizam como argumento o facto de as touradas serem aos olhos demuitas pessoas uma cerimónia barbara que se baseia na tortura de um animal, do lado oposto os aficionados que defendem as suas raízes, as suas tradições e ainda a “anti - extinção ” dos toiros de lide. Assim assumo a minha posição como apoiante e defensor e acima de tudo aficionado das corridas de toiros e defendo assim a sua continuidade.
Os aficionados assentam a sua defesa na tradição, que é atauromaquia, sendo isto normalmente muito contestado de que as tradições se mudam e de que temos de evoluir, pois, mas aí é onde os oponentes erram ao irem contra o verdadeiro significado da palavra de que uma tradição faz parte da cultura de um povo que é passado ao longo das gerações com o objetivo de permanecer inalterada.
Na maioria das vezes as pessoas que argumentam contra as touradas nemsabem propriamente o que são as touradas ou até nunca assistiram a nenhuma, mas então o que é uma Corridas de toiros? É uma arte que faz parte da tradição, que está repleta de simbologias onde toureio a cavalo é a marca inserida pela tauromaquia portuguesa, mas nas touradas é bom que se foque que o toiro de lide é a figura principal, não como alvo de chacota, mas sim o centro das atenções dada suagloriosa bravura. Os toiros de lide ou toiros de morte são unicamente usados para as corridas de toiros não servem para qualquer outra atividade, por isso deve-se a existência das touradas aos toiros bravos, pois são os únicos que investem com franqueza e não tem medo de enfrentar seja o que for independente do local e de qualquer momento, sendo estas umas das características mais aplaudidas.Segundo os que defendem o fim das touradas, estas são pura tortura, mas pergunto agora se já alguma vez se viu num ato de tortura o dito torturado (o toiro) ter a oportunidade em matar o seu dito torturador (o toureiro). Continuando o pensamento anti taurino o fim das touradas é muito simples, é simplesmente acabar e a admiração aos toiros pode ser feita no campo, mas se as touradas terminassem o queseria dos toiros de lide? Eles se extinguiriam pois é uma raça que não é fácil de manusear e não serve para qualquer tipo de indústria (nomeadamente industria de carne, entre outros), contudo os toiros de lide estão inseridos num ecossistema e são responsáveis pela renovação de 150 mil hectares em toda a Península Ibérica.

Apresentação da tese de defesa que apoia as touradas.

Considera-se aprimeira objeção e o respetivo contra-argumento.

Segunda objeção e respetivos contra-argumentos e argumentos.

A ideologia vegan e vegetariana, dominante nos principais movimentos anti taurinos, admitem os animais como seres ao mesmo nível dos Humanos, dizendo que os animais tem os mesmos direitos que os humanos. Agora vasculhando o historial dos direitos dos animais sabemos que, estes estãorealmente escritos, mas apenas escritos e votados, não assinados, logo os animais não tem direitos. Mas sim nós humanos temos deveres para com eles, por sermos racionais, por sermos diferentes. Do ponto de vista destes anti taurinos, tendo os animais os mesmos direitos dos Humanos, os humanos “omnívoros” (que se alimentam à base de seres vivos vegetais e animais), seriam acusados de canibalismos,então os trabalhadores dos setor da pecuária e agricultura seriam os bárbaros que roubam os bens que exploram dos animais, mas se assim não fosse como as pessoas se alimentavam? É que enquanto um boi de carne vive uma vida para morrer sempre nas piores das condições, um toiro de lide vive no campo no seu habitat ideal e sofre apenas 13 minutos da sua vida em glória, mesmo assim o toiro ainda tem...
tracking img