Totalitarismo (escolar)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
Este trabalho tem como objetivo o Totalitarismo. Impulsionado pela crise de 1929, onde a liberdade econômica foi perdida visando o controle no declínio da bolsa e da economia dos Estados Unidos, os Regimes Totalitários comeram a surgir tendo maior incidência na Europa.

2. Totalitarismo
Totalitarismo é um sistema de governo em que todos os poderes ficam concentrados na mão dogovernante. Dessa forma, no regime totalitário não há espaço para a prática de democracia, nem mesmo a garantia dos direitos individuais. No regime totalitário o líder decreta leis e decisões políticas e econômicas de acordo com as suas vontades. Daí o termo totalitarismo: a participação do Estado na vida do indivíduo é total.
Totalitarismo é então, caracterizado por:
* regime de partidoúnico (e um partido de massas);
* centralização dos processos de tomada de decisão no núcleo dirigente do Partido;
* burocratização do aparelho estatal;
* intensa repressão a dissidentes políticos e ideológicos;
* culto à personalidade do(s) líder(es) do Partido e do Estado;
* patriotismo, ufanismo e chauvinismo exacerbados
* intensa presença de propaganda estatal e incentivoao patriotismo como forma de organização dos trabalhadores;
* censura aos meios de comunicação e expressão;
* paranóia social e patrulha ideológica
* militarização da sociedade e dos quadros do Partido;
* expansionismo.

3. Crise de 29
A crise de 1929 iniciou-se nos Estados Unidos da América após o declínio do chamado “Milagre Americano”: quando acabou a Primeira Guerra Mundial os EUAtornaram-se uma potencia hegemônica (superior), e aí iniciou-se o “American way of life” (= “estilo americano de vida”), caracterizado pelo consumismo e pela construção de grandes prédios. No final da década de 20 essa euforia norte-americana entra em colapso, é a chamada crise de 29. É o fim do liberalismo econômico, é o fim da liberdade econômica.
Nas primeiras décadas do século XX, os EUApassavam por uma fase de grande crescimento econômico, alavancando a economia do mundo inteiro. Contudo, os Estados Unidos começaram a encontrar sérias dificuldades econômicas a partir de 1925, devido, principalmente, ao fato dos salários não terem acompanhado o aumento da produção. Assim, havia muitos produtos, porém não havia quem comprasse, pois os salários eram pequenos e os empregos foramreduzidos, gerando assim, uma superprodução e uma crise no sistema econômico.

Os agricultores passaram a pegar empréstimos para armazenar seus produtos, não davam conta de pagar e perdiam suas terras. As indústrias, sem consumidores, foram obrigadas a reduzir sua produção e demitir milhares de funcionários. Obviamente toda essa crise chegou ao mercado de ações, ocasionando o “crash” (quebra), pois opreço de suas ações caia constantemente.
A solução para a crise foi a mudança na política econômica americana empregada pelo presidente eleito Franklin Roosevelt. Roosevelt propôs que o Estado deveria atuar e reger a economia, contrariando a idéia do liberalismo econômico.
O inicio dessa economia dirigida e o colapso do liberalismo econômico vão fortalecer, principalmente na Europa, os chamadosregimes totalitários. E assim você tem, entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, o surgimento de estados totalitários de extrema direita.
4. Incidência do Totalitarismo. (Surgimento, locais, envolvidos, causas e consequências).
O primeiro grande regime totalitário vai surgir na Itália. É o chamado Fascismo. Fascismo italiano caracterizado pela crise socioeconômica por qual passava a Itáliaapós a Primeira Guerra Mundial – inflação, desvalorização monetária, desemprego, carestia. Tudo isso contribui para o avanço das ideias da esquerda, avanço do socialismo. Para conter esse avanço, os “Camisas Negras” – os fascistas italianos – no dia 28 de Outubro de 1922 realizam a Marcha sobre Roma: um golpe de Estado. A partir deste golpe de estado Benito Mussoline vai implantar o regime...
tracking img