Total phisycal response

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TOTAL PHISYCAL RESPONSE

A partir de 1960, passa a existir a hipótese de que o foco para o aprendizado de uma língua estrangeira (L2) deveria partir primeiro do seu entendimento, exatamente como um bebê apreende a língua materna, passando meses apenas escutando-a e relacionando-a com figuras ou objetos referentes ao que é dito. Surge então a Resposta Física Total (Total Physical Response ouTPR).

Total Physical Response (TPR) é um método desenvolvido pelo Dr. James J. Asher , professor emérito de psicologia na Universidade Estadual de San José , para auxiliar a aprendizagem segundo idiomas . O método se baseia no pressuposto de que ao aprender uma segunda língua ou adicionais, a linguagem é internalizada por um processo de quebra de códigos semelhantes para o primeirodesenvolvimento da linguagem e que o processo permite um longo período de escuta e de desenvolver a compreensão antes da produção. Os estudantes respondem a comandos que exigem movimentos físicos. TPR é destinado principalmente para ESL / EAL professores, embora o método é utilizado no ensino de outras línguas também. O método tornou-se popular na década de 1970 e atraiu a atenção ou fidelidade de algunsprofessores, mas não recebeu apoio generalizado por parte dos educadores.
Ele fundamentou-se em várias teorias na elaboração de sua tese, que vão desde a de desenvolvimento psicológico-mental até questões que envolvem a pedagogia humanística, mas o que mais lhe influenciou foi o livro publicado por Harold e Dorothy Palmer em l925.

|
Premissa
De acordo com Asher, TPR é baseado na premissa deque o cérebro humano tem um programa biológico para adquirir qualquer língua natural da terra, incluindo a linguagem gestual dos surdos. O processo é visível quando observamos como as crianças internalizam sua primeira língua. Ele olha para a forma como as crianças aprendem a sua linguagem. Comunicação entre pais e filhos combina os aspectos físicos e verbais. A criança responde fisicamente aodiscurso de seu pai. As respostas da criança por sua vez estão positivamente reforçadas pelo discurso do pai. Durante muitos meses, a criança absorve a língua sem ser capaz de falar. É durante este período que a quebra de internalização e de código ocorre. Após esta etapa a criança é capaz de reproduzir a linguagem espontânea. Com o TPR do professor de língua tenta imitar esse processo em sala deaula.
O método da resposta física total é um exemplo de uma nova abordagem geral a instrução linguística que foi designada "abordagem compreensiva". É assim chamada por causa da importância que atribui a compreensão na audição. Contrariamente aos métodos anteriores, as abordagens compreensivas começam com a habilidade na audição.
A ideia do foco na compreensão da audição durante os primeirosmomentos da instrução da segunda língua vem da observação de como as crianças assimilam a sua língua materna. Um bebê leva muitos meses a ouvir as pessoas que se encontram a sua volta antes de começar a pronunciar uma palavra. A criança tem o tempo para tentar fazer sentido dos sons que ouve. Ela escolhe falar quando estiver pronta. Os mesmo princípios são utilizados no método de resposta física total.O processo é visível quando observamos como as crianças internalizam sua primeira língua. Ele olha para a forma como as crianças aprendem a sua linguagem. A comunicação nativa entre pais e filhos combinam com os aspectos físicos e verbais.
Essa ação é transmitida para o lado direito do cérebro que controla o comportamento não verbal. Comandos na forma imperativa são fáceis de distinguir e nãonecessitam uma resposta oral, apenas a física,como exemplos: Go to the door (vá até a porta), open the window (abra a janela), close your book (feche seu livro), etc.
Durante meses, a criança absorve a língua sem ser capaz de falar. É durante este período que o código quebra e a internalização ocorre. Após esta etapa a criança é capaz de reproduzir a linguagem espontânea. Com o TPR, o...
tracking img