TORRE AGBAR 14

1040 palavras 5 páginas
TORRE AGBAR – JEAN NOUVEL

Esta torre responde ao pedido feito pela empresa de água em Barcelona (AGBAR), que pediu uma estrutura que se adaptasse a estes tempos de mudança e para cumprir com as exigências do seu crescimento anual, e insere-se na arquitectura High-Tech com construção datada de 2004.
Os arquitectos responsáveis pelo projecto foram Jean Nouvel e Fermín Vazquez b720arquitetos.
Em 1999, dá-se início a este grande projecto. É neste ano solicitado um edifício que acolhesse a sede social e corporativo da sociedade Grupo Agbar (aguas de Barcelona) e auditório.
O arquitecto Jean Nouvel, a pensar no destinatário (a sede desta companhia de aguas), “criou um arranha-céus de pequenas dimensões que imitasse uma fonte de água com uma pressão constante, perfeita e estabilizada. Como se tratasse de um Géiser que surge das profundezas da Terra para atingir o céu azul da cidade, o arquitecto inspirou-se no legado arquitectónico de Gaudí e nas montanhas de Montserrat” (pag. 270)
O edifício na sua base está rodeado por um fosso irregular com o qual se cria a sensação de que a torre imerge do subsolo.
Com uma altura total de 142m de altura, esta torre alberga 35 andares com um total de 47500m2 de área, com quatro andares subterrâneos destinados a estacionamento e funções auxiliares assim como um auditório com capacidade para 350 pessoas situado logo na primeira cave.
Esta torre não foi de fácil aceitação para os habitantes de Barcelona, habituados a um skyline de Cércias baixas, agora interrompido por esta torre, assim como mostram também um grande desagrado em relação á forma da mesma: “isso tem a ver com as obsessões primárias de cada um. Um militar verá um torpedo e um sonhador, um foguete para ir à lua” disse Fermín Vasquez, líder do estúdio b720, em artigo do jornal catalão “El Periódico”.
De acordo com a revista online Arquitectura e Urbanismo - http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/99/alem-da-escala-23772-1.aspx , “Nouvel não parece preocupado com as

Relacionados