Torax

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Anatomia óssea

O esterno é um osso plano localizado anteriormente e medialmente no tórax, ele é dividido em três partes: o manúbrio que é ponto de articulação das duas clavículas(articulação esterno clavicular), além de ser ponto de inserção do 1º par de costelas verdadeiras, ligados posteriormente a 1ª vértebra da coluna torácica;
O corpo é a porção central do esterno, ele éponto de articulação dos seis pares subsequentes das costelas verdadeiras, as quais se ligam posteriormente a partir da 2ª a7ª vértebras torácicas. As 8ª, 9ª e 10ª costelas, são chamadas de costelas falsas, estas por sua vez, articulam-se posteriormente às suas respectivas vértebras da coluna torácica e anteriormente ao 7º par de costelas verdadeiras através de tecido cartilaginoso. Ao 11º e 12ºpares de costelas chamamos de costelas flutuantes, pois só são ligadas posteriormente às suas respectivas vértebras torácicas;
A apófise xifóide, ponta do osso esterno, é ponto de inserção do músculo diafragma e, pode ser usado como marco topográfico nas radiografias do tórax.
Destacamos que, a caixa torácica, tem por principal função proteger e alojar dois órgãos vitais, o coração e os pulmões;assim como os outros órgãos do mediastino. Ela também funciona como um invólucro expansível para os pulmões.

Aspectos radiológicos
Para realizarmos a radiografia de tórax devemos considerar o tipo físico de cada paciente. Para o paciente hiperestênico usamos o filme 35x43 no sentido transversal, pois estes pacientes por sua vez têm uma estrutura torácica curta em comprimento e largatransversalmente. Para o paciente hipoestênico colocamos o filme no sentido longitudinal, pois este, já terá uma estrutura maior em comprimento.
Aos pacientes em geral, deve se ter os cuidados: no posicionamento correto, na colimação (a fim de evitar cortes das estruturas na imagem), com os fatores técnicos, a retirada de todo e qualquer material radiopaco que possa se sobrepor ao tórax, assim como utilizara distância recomendada (1,80m), (essa distancia permite uma imagem mais próxima do tamanho real da estrutura) e respiração adequada. Estes cuidados têm por finalidade evitar erros, evitando assim repetições nos exames e consequentemente a exposição excessiva. Lembrando que: devemos sempre respeitar as limitações e o pudor de cada paciente.
Figuras dos tipos físicos:

Incidências radiológicasÀs radiografias de tórax competem as seguintes incidências radiológicas : PA e Perfil do tórax ( incidências básicas), AP supino ou semiereto, Decúbito lateral, Ápico-lordótico, Oblíquas anteriores direita e esquerda, Oblíquas posteriores direita e esquerda. Abaixo detalharemos uma a uma.
Incidência: PA de tórax
Rotina: básica
Filme: 35x43 (no sentido transversal ou longitudinal/ avaliar tipofísico)
Numerador: em PA à direita do paciente
Buck: sim
Patologias demonstradas: em ortostase o PA mostra: derrames pleurais ou hidrotórax (acumulo de liquido na cavidade pleural), pneumotórax (ar ou gás na cavidade pleural), atelectasia (colapso de todo ou parte do pulmão) e sinais de infecção.
Posicionamento do paciente: paciente de pé; pés levemente afastados; peso igualmente distribuídosem ambos os pés; queixo elevado; mãos nos quadris inferiores, palmas para fora, cotovelos parcialmente flexionados; ombros rodados anteriormente contra o RI para permitir que as escápulas se movam lateralmente para fora dos campos pulmonares; ombros deprimidos para baixo para movimentar a clavícula abaixo dos ápices.
Posicionamento das partes: alinhar o plano médio sagital com o RC e com a linhamédia do RI e margens iguais entre as laterais do tórax e os lados do RI; assegurar-se de que não há rotação pela colocação do plano coronal médio paralelo ao RI; elevar ou abaixar o RC e o RI conforme necessário para o nível de T7, num paciente médio (o topo do RI estará aproximadamente 4 a 5 cm acima dos ombros). Colimar os quatro lados dos campos pulmonares (borda do topo do campo iluminado...
tracking img