Topologias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (803 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Topologia Barramento.

Rede em barramento (Figura 4) é uma topologia de rede em que todos os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Apesar de os dados não passarem pordentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento. Todas as outras “escutam” e recolhem para si os dados destinados a elas. Quando um computador estiver atransmitir um sinal, toda a rede fica ocupada e se outro computador tentar enviar outro sinal ao mesmo tempo, ocorre uma colisão e é preciso reiniciar a transmissão.

Essa topologia utiliza caboscoaxiais. Para cada barramento existe um único cabo, que vai de uma ponta a outra. O cabo é seccionado em cada local onde um computador será inserido na rede. Com o seccionamento do cabo formam- se duaspontas e cada uma delas recebe um conector BNC. No computador é colocado um "T" conectado à placa que junta as duas pontas. Embora ainda existam algumas instalações de rede que utilizam esse modelo, é umatecnologia obsoleta.

Embora esta topologia descrita fisicamente ter caído em desuso, logicamente ela é amplamente usada. Redes ethernet utilizam este tipo lógico de topologia.

As vantagens douso dessa topologia: · Custo reduzido com o cabo de rede, pois esta topologia utiliza um único cabo para interligar os dispositivos. · Facilidade no acréscimo de novas estações de trabalho. Asdesvantagens do uso dessa topologia: · Qualquer problema no cabo ou em alguma placa da rede, fatalmente irá paralisar totalmente o tráfego. · Sua manutenção nesse caso fica ainda comprometida pelo fato de nãose saber exatamente a localização do ponto do cabo ou qual placa da rede com defeito.

Vantagens:
* Uso de cabo é econômico;
* Mídia é barrata e fácil de trabalhar e instalar;
*Simples e relativamente onfiável;
* Fácil expansão.

Desvantagens:
* Rede pode ficar extremamente lenta em situações de tráfego pesado;

* Problemas são difíceis de isolar;

* Falha no...
tracking img