Topologia de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Etec
2012 Pindamonhangaba
Operação de Software Aplicativos –
Topologia de Redes

Conteúdo
1.0 Topologias de Redes: 2
1.1 Barra 2
1.2 Anel 3
1.3 Estrela 4
1.4 Malha 5
1.5 Hibrida 6
2.0 Redes Centralizadas e Descentralizadas 6
2.1 Redes Centralizadas 7
2.2Rede Descentralizada 8

1.0 Topologias de Redes:
Denomina-se topologia a configuração de interligação física dosequipamentos que compõem a rede (estações de trabalho e servidores), onde um conjunto de regras organizam a comunicação entre os mesmos.
Todas as topologias existentes possuem como características básicas as taxas de transferência de dados altas,as taxas de erros de transmissões baixas, capacidade de enviar "broadcast" e protocolos simples, ficando como fator determinante para escolha da topologia aser adotada à sua complexidade e custos envolvidos na implantação do cabeamento.
Existem três topologias de redes fundamentais :

1.1 Barra
Na topologia em forma de barra, todos os equipamentos da rede (estação de trabalho ou servidores) estão interligados através de um cabo central  também denominado barramento único.  Nesta topologia as informações caminham de forma bidirecional,eliminando decisões de roteamento.
Entretanto, o meio físico (barramento) é utilizado de forma exclusiva pelas estações e/ou servidores quando estão transmitindo alguma informação.
Vantagens :
     Bidirecional
     Baixo custo inicial.
Desvantagens :
     Dificuldade de isolar a fonte de uma falha de sistema ou equipamento.
     Ampliação da rede: inclusão de novas estações e/ou servidoresimplicam na paralisação da rede.

1.2 Anel
Na topologia em forma de anel todos os equipamentos da rede (estações de trabalho e servidores) estão conectados fisicamente a um único cabo, em formato de anel, onde faz-se necessária a junção do início e fim do mesmo.
Nesta topologia o tráfego das informações caminha em um único sentido pelo anel (unidirecional) e é controlado por um sinaleletrônico denominado senha, recolhendo e entregando informações através do anel para as estacões e/ou servidores.
Como exemplo de rede que  utiliza este tipo de topologia pode-se citar a Rede Token Ring.
Vantagens :
     Direcionamento simples.
     Possibilidade de ter dois anéis funcionando ao mesmo tempo, onde caso exista falha em um, somente ocorrerá uma queda de performance.
Desvantagens :     Dificuldade de isolar a fonte de uma falha de sistema ou de equipamento.
     Ampliação da rede, inclusão de novas estações ou servidores implica na paralisação da rede.

1.3 Estrela
Na topologia em forma de estrela, todas as estacões de trabalho e servidores estão ligadas diretamente através de um cabo a um dispositivo central (concentrador) de forma ponto a ponto. Como exemplo derede que utiliza este tipo de topologia pode-se citar a Rede ARCNET.
Vantagens :
     Facilidade de isolar a fonte de uma falha de sistema ou equipamento, uma vez que cada estação está diretamente ligada  ao concentrador.
     Facilidade de inclusão de nova estação na rede, bastando apenas conectá-las ao concentrador.
     Direcionamento simples, apenas o concentrador tem esta atribuição.     Baixo investimento a médio longo prazo.
Desvantagens :
     Confiabilidade - uma falha no concentrador, no caso de redes sem redundância, todas as estações perderão comunicação com a rede.
     Todo o tráfego flui através do concentrador, podendo representar um ponto de congestionamento.

1.4 Malha
Redes em malha (Wireless Mesh Networking – WMN) são redes que tem por objetivointerligar os dispositivos sem fio já existentes. Para isso, essa rede deve ser formada por dois tipos de nós, os denominados roteadores mesh e os clientes mesh. Os primeiros forneceriam toda a infra-estrutura básica de conexão, ou seja, um backbone, se comunicando através de redes adhoc de maneira a estender o alcance, ou seja, cada nó se comunica diretamente com o outro e caso não tenha alcance...
tracking img