Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Topografia

A Topografia é a ciência que estuda a representação detalhada de um
trecho limitado da superfície da terra, sem levar em consideração a curvatura
resultante de sua esfericidade.
Assim sendo, podemos sempre representar em um plano horizontal a
imagem do terreno em estudo, com sua forma, limites, dimensões,relevo,bem
como todas as particularidades de importância, tanto naturaiscomo artificiais.
Estas particularidades,podem ser: rios,lagos,cercas,vegetações,estradas,pontes, canais, construções isoladas,etc.,e serão mais ou menos detalhadas conforme a finalidade do trabalho. A topografia, que é baseada na geometria e na trigonometria,tem por objetivo o estudo e representação da forma e dimensões da terra.

Equipamentos e acessórios usados na topografia

Fio de prumo.O fio de prumo é um instrumento inventado pelos astrônomos do Egito Antigo cerca de 3000 A.C.Este foi usado como
ferramenta de alinhamento das quatro direções  norte, sul, este e oeste.
Ofio de prumo é constituído por um fio de nylon e por um peso de chumbo suspenso na sua extremidade inferior.
Este é usado na construção civil paraverificar a verticalidade (aprumo) de um elemento construtivo (pilar, parede e aresta).

Teodolito

Teodolito Vernie Teodolito Eletrônico

Equipamento topográfico usado a para a medição de ângulo entre duas linhas.
Os teodolitos de verniê são os mais antigos (há algumas décadas a única aparelhagem disponível) foram substituídos por equipamentos mais modernos, o Teodolito Eletrônico que até bem pouco tempo,era a maior novidade tecnológica para esse tipo de trabalho, e que hoje, contamos com equipamentos de última geração e de grande precisão, como a Estação Total.

Estação Total

Instrumento eletrônico que faz leituras angulares e de distâncias e as armazena internamente.A estação total é capaz de inclusive armazenar os dados recolhidos e executar alguns cálculos mesmo em campo. Com uma estaçãototal é possível determinar ângulos e distâncias do instrumento até pontos a serem examinados. Com o auxílio detrigonometria,os ângulos e distâncias podem ser usados para calcular as coordenadas das posições atuais (X, Y e Z) dos pontos examinados,ou a posição do instrumentos com relação a pontos conhecidos, em termos absolutos.

Nível Topográfico

O Nível topográfico, também chamado nívelóptico, é um instrumento que tem a finalidade de medição de desníveis entre pontos que estão a distintas alturas ou trasladar a cota de um ponto conhecido a outro desconhecido. Ele se usa junto com uma baliza.

Baliza topográfica ou mira

Baliza topográfica ou mira é um instrumento utilizado pelo topógrafo para elevar o ponto topográfico com objetivo de torná-lo visível e necessário nas operaçõesde nivelamento geométrico.É utilizado para manter o alinhamento, na medição dos pontos, quando há necessidade de se executar vários lances de diastímetro.São feitas de madeira ou de ferro, arredondados,sextavados ou oitavados e com uma escala que começa no fundo. Comprimento de 2 m a 5 m, seu diâmetro de 16 a 20 mm. São pintados em cores contrastantes (branco e vermelho ou branco e preto) parapermitir que sejam facilmente visualizadas à distância. Devem ser mantidas na posição vertical, sobre tachinfa do piquete, com auxílio de um nível de cantoneira. Serve para fazer o alinhamento de um piquete a outro.

Tripés

Utilizado para fixação do teodolito, estação total, distânciometro e níveis.

Prisma

O prisma é usado como acessório em levantamentos topográficos, onde são utilizadosequipamentos eletrônicos, como por exemplo, a Estação Total.
O prisma tem a finalidade de refletir o sinal eletrônico emitido e ao reenvia-lo de volta a Estação, possibilitando a medição eletrônica da distancia entre a Estação e o ponto de interesse, de maneira bastante precisa.

BÚSSOLA

  

A bússola é um aparelho constituído por uma agulha imantada apoiada
em um pino de...
tracking img