Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
República de Angola
Universidade Técnica de Angola

Trabalho de Geologia
Tema : Importância da Geologia hoje e no futuro

Docente: Inês Machai

Integrantes do Grupo

Erika da Cunha.............................................................................13330
EduardaMorais.............................................................................12253
Marcia Coreia................................................................................17848
Leila Pacavira................................................................................12048
Mayra Escorcio..............................................................................
EuniceLukenia..............................................................................12056
Jandira de Oliveira.........................................................................
Irene Zumba..................................................................................

Introdução

Quando confrontados com a enganadoramente simples questão "O que é a Geologia?" o cidadão comum quase invariavelmente pensa no que designa por"estudo das pedras". De facto, o objecto de estudo das ciências geológicas é a geosfera, aqui entendida como a parte sólida do nosso planeta, compreendida entre a superfície e o centro da Terra. As Ciências da Terra em geral, domínio que integra não só as ciências geológicas mas também algumas disciplinas da Física, da Química e mesmo da Biologia, e a Geologia em particular, mais do queconstituir um conjunto árido de factos sobre rochas (as "pedras" do cidadão comum) permite-nos estudar como a nossa vida é constantemente afectada, ora de forma subtil, outras vezes de forma dramática, por tudo aquilo que existe na Terra e à volta dela.

Três simples razões justificam o estudo da Geologia:
* A Terra é o único habitat de todos os seres vivos, incluindo os próprios seres humanos;* A compreensão do mundo envolvente sempre foi uma das ambições essenciais do ser humano;
* Os recursos minerais e energéticos que constituem a base da nossa civilização resultam de processos geológicos.
O nosso planeta funciona como um sistema interactivo de massa e energia que gera vulcões, glaciares, montanhas, terras baixas, continentes e oceanos. A matéria da Terra – as suas rochase minerais – e a sua estrutura são relíquias da dinâmica evolutiva do sistema Terra ao longo de 4600 m.a. de tempo geológico.
Vivemos em paisagens naturais modeladas por rios, glaciares, pelo vento e pela água subterrânea. Podemos alterar – e alteramos, de facto – o nosso ambiente através da construção de núcleos habitacionais, do corte de valas para a construção de estradas e doredireccionamento dos cursos de água. Porém, a nossa existência depende, afinal, dos processos geológicos básicos que governam a dinâmica da superfície terrestre e dos vastos reservatórios de água que cobrem a maior parte do planeta.
A dinâmica da superfície terrestre é controlada pelo Sol, cuja energia radiante conduz a atmosfera e os oceanos num padrão circulatório complexo que produz, em última análise, onosso clima e transporta a água por todo o globo. Os processos da superfície resultam da interacção da máquina solar externa com a máquina calorífica interna da Terra, a qual é responsável pelo movimento das placas tectónicas e pelo soerguimento das montanhas.

Noções gerais da Geologia

Etimologicamente se define a para Geologia segundo a sua origem na língua grega: Geo = Terra; Logia =Estudo.
Porém o seu significado é mais do que um estudo da Terra; A Geologia é a ciência que estuda a Terra, a sua constituição, sua estrutura, a relação entre as camadas, principais esferas, e o desenvolvimento dos processos que têm lugar nela.

Objectivo da Geologia Geral

O principal objectivo da Geologia é contribuir em diversas tecnologias e desenvolvimento, compreender os processos de...
tracking img