Linguagens da propaganda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL

ESTUDO DAS LINGUAGENS DA PROPAGANDA, BASEADO NO LIVRO: A LINGUAGEM DA PROPAGANDA DE ANTÔNIO SANDMANN

Giovani Souza
Yuri Tornquist
Aglaupe Cruz
Antonio Madeira
Mariana Ilha
Gabriel Silveira

Santa Cruz do Sul, 27 de março de 2013
Introdução ao estudo da propaganda
Conforme os maiores dicionários do mundo o termo propaganda foi extraído do nomeCongregatio de propaganda fid, uma congregação romana criada em 1622, que tinha como tarefa propagar a fé. O termo exerce nas frases função adjetiva e da ideia de dever: propagandus – que precisa ser propagado.
Com o passar dos anos e de acordo com as mudanças no mundo da propaganda a denominação sofreu várias alterações em sua semântica. A palavra tem diferentes significados de acordo com ocontinente e o país nos quais é tratado. Em português usamos o termo publicidade quando queremos nos referir a uma campanha de venda de produtos e serviços, exclusivamente. Já o termo propaganda é usado quando falamos de uma campanha para a propagação de uma ideia. A comunicação contemporânea acabou fundindo os dois, e hoje podemos dizer que produzimos publicidade misturada com propaganda e vice versatambém. Segundo Antônio Sandmann tanto a publicidade pura quanto a propaganda distinta ou misturada usam as mesmas técnicas e tipos de linguagem.

Estudo do livro: A linguagem da propaganda
SANDMANN, Antonio José. A linguagem da propaganda. Repensando a língua portuguesa. 2001. São Paulo.
Em sua obra Sandmann faz questão de enfatizar que um dos maiores desafios de um publicitário ou comunicador éprender a atenção do público alvo no anúncio ou peça desejada. Realmente não é uma tarefa fácil de cumprir devido à vasta quantidade de informações que este público recebe diariamente de todos os meios de comunicação. O profissional desta área precisa e deve buscar sempre a inovação através da criatividade e dos meios estilísticos.
O livro nós remete a uma teoria de que o principal objeto dapropaganda é o da provocação, através de várias técnicas e linguagens, entre elas as grafias exóticas, os paralelismos, a simplicidade estrutural, as metáforas e as flexões com frases feitas.
Após esta introdução o livro de divide em tópicos, e o primeiro deles fala sobre as combinações de linguagem. Uma técnica muito usada pelos comunicadores é a fusão de texto escrito e texto falado. Podemos citarum exemplo do outdoor do motel Le Piège que continha os seguintes elementos: I N E S Q U E C I V E L M E N T E Le Piége motel, no qual o tamanho da palavra faz alusão ao sentido do anúncio. Estes foram os primeiros recursos da linguagem moderna da publicidade.
Logo após a obra nos fala um pouco das funções que a linguagem exerce na publicidade em geral. Nos anúncios, comerciais e trechos de rádiopodemos ter basicamente dois tipos de funções da linguagem: função apelativa e função estética.
Quando a função apelativa é usada o principal objetivo da peça é vender algum produto ou serviço, expandir uma ideia e persuadir um público de forma mais agressiva. As principais características são: verbos no modo imperativo e questionamentos aos destinatários. Um exemplo clássico de funçãoapelativa da linguagem é um anúncio de outdoor da indústria de colchões Castor “Não durma no volante. Durma no colhão Castor. Para viajar use cinto. Para descansar use colchão Castor.” Na peça foram usados quatro verbos no modo imperativo sem grandes intervalos.
A função estética tem um propósito um pouco diferente. Nesta técnica o objetivo é chamar a atenção do destinatário através de um textoesteticamente bonito e fácil de ler, ou melhor, decorar. Neste modo os comunicadores devem levar em consideração a forma escrita do texto, deixando um pouco de lado os efeitos ao seu redor, dando atenção principalmente à grafia da peça. Duas características muito fortes desta função são a rima e a poesia.
Para vender o produto ou serviço, os publicitários usam os meios considerados mais adequados, os...
tracking img