Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A evolução da topografia através dos tempos
 Os métodos mais antigos
O instrumento topográfico mais antigo - O prumo óptico
 
 A observação de um objecto pesado pendurado na extremidade de um cordel produzindo no mesmo um efeito de perpendicularidade em relação à terra, foi um fenómeno verificado pelos primeiros pensadores da antiguidade. 
Sabemos que os egípcios adaptaram este princípio apráticas de construção cerca de 2600 anos antes de Cristo, tendo desde então sido concebidos os princípios dos primeiros instrumentos de posicionamento e nivelamento de estruturas rudimentares, como sendo o esquadro, e as cruzetas em chumbo e madeira.
O trabalhador de então tivera através destas descobertas uma visão mais precisa quanto à veracidade de uma linha vertical produzida por umfio-de-prumo contra uma superfície horizontal.
Os primeiros fios-de-prumo eram em pedra e a sua forma frequentemente oval, era neste tempo, um detalhe irrelevante.
Estes instrumentos simplificados continuaram praticamente inalterados durante os 4400 anos que se seguiram. Com a invenção do nível de bolha, e dados os primeiros passos no sentido da revolução industrial que permitiu o fabrico destes níveiscaracterizados pela precisão e pelo seu baixo custo, iniciou-se a retirada dos instrumentos de chumbo antigos.
O então emergente nível que permitia estabelecer com facilidade, planos verticais e horizontais revelara-se como um instrumento de incontestada melhoria nas condições de trabalho…………..rápido, preciso, e fácil de empregar.
Há no entanto algo que o nível não pode fazer facilmente…….atransferência exacta de um ponto entre dois planos desnivelados. Neste campo, o fio-de-prumo continua sendo um instrumento indispensável na construção moderna.
Unidades de medição antigas
 
Alguns registos arqueológicos mostram o uso de medidas padrão antes do ano 2000 AC. Um mural egípcio datado de 1400 AC mostra um grupo de trabalhadores medindo com uma linha atada em nós, semelhante a uma modernacorrente de agrimensor. 
 
 
•          A ligação (7.92 polegadas)
•          A braça (5.5 pés)
•          A vara (3 braças ou 16.5 pés)
•          A corrente (66 pés)
•          A oitava parte da milha ou o “furrowlong” (660 pés)
•          A milha (5280 pés ou 1760 jardas)
•          A légua (3.125 milhas ou 16500 pés...também 198000 polegadas, 25000 ligações, 3000 braças, 1000 varasde caules, 250 correntes, 25 oitavas partes da milha ou furrowlongs).    
Os antigos padrões de medidas foram baseadas em medidas do corpo humano. Dobrada era a distância do cotovelo à extremidade de dedo, enquanto que as unidades de pé, palma e dedo são por si só unidades de referência evidentes.
Entre as primeiras unidades de medida institui-se o “Pé”, que muito naturalmente se alterou deregião para região, produzindo duas dimensões diferenciadas.
O primeiro conceito da medida “pé” fixou-se entre 246 e 252 milímetros baseados no pé do descalço de um homem. O segundo conceito de “Pé” mede entre 330 à 335 milímetros sendo este baseado nas medidas da mão.
Outras unidades derivam dos Romanos, Saxões, Anglos e Jutas que em determinados períodos invadiram Inglaterra.
A Vara, a oitava parteda Milha e o Acre, são todos de origem Saxónica. A Milha instituída é o resultado de um compromisso entre a unidade Francesa, a velha milha britânica e do “Milliarius” romano. 
A origem da Vara (Rod) como unidade tradicional de medida
A unidade tradicional da distância igual a 5.5 jardas (16 pés e 6 polegadas e mais exactamente 5.02 metros).
A Vara e a oitava parte da milha eram as unidadesbásicas de distância empregadas pelos Anglo-saxões residentes em Inglaterra antes da conquista normanda de 1066.
Os Saxões chamavam geralmente a esta unidade o “Gyrd”, uma palavra que vem até nós com o nome de uma unidade diferente, “Yard” (jarda). A Vara (Rod) é outra palavra Saxónica que significou naquele tempo o que significa actualmente: uma vara direita.
Os Normandos preferiram chamar...
tracking img