Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4201 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

Sumário


Introdução

Levantamentos Topográficos: objetivos e a sua importância para as obras de engenharia civil

Medida Direta de Distância

Medida Indireta de Distância

Medida Eletrônica






































INTRODUÇÃO

A Geodésia tem por objeto o estudo da forma e dimensões da Terra. De uma maneira geral, diríamos quea Geodésia se propõe a representar uma grande parte, ou mesmo, toda superfície terrestre. Tais representações são os mapas ou cartas geográficas.
Para executar essas representações a Geodésia considerará a superfície da Terra como um elipsóide de revolução ou mesmo uma esfera, determinando as posições dos pontos a representar por intermédio da Trigonometria Esférica. Frequentemente, entretanto,o homem tem necessidade de representar mais detalhadamente parte bem menor dessa superfície. Essa porção será tal, que não haverá necessidade de se considerar a forma da Terra, determinando-se as posições dos pontos a representar por
Geometria e Trigonometria Plana. Tal é o campo de ação da Topografia, conjunto de métodos ou processos de representação em projeção plana de parte da Terra, queassim poderá ser considerada um capítulo ou caso particular da Geodésia.

OBJETO E DEFINIÇÃO

O homem tem necessidade de representar, graficamente e em proporções reduzidas, uma porção da superfície da Terra, com todos os acidentes ali existentes, que lhe pareçam importantes: acidentes naturais (montanhas, vales, rios, lagos, serras, etc.) e artificiais (casas, estradas, divisas, povoados,pontes, etc.).
Se esta porção de superfície a representar for de tal extensão que não se necessite considerar a forma da Terra, tal constitui o objeto da Topografia. A própria origem (grega) do nome significa "descrição de um lugar".
Poderíamos dizer que o objetivo da Topografia é tirar "closes" da superfície da Terra. Essa imagem é, no entanto, imperfeita, pois não se pretende "fotografar" tudo,senão aqueles acidentes julgados necessários para os fins a que se destina a representação.
Podemos então definir a Topografia como um conjunto de métodos ou processos destinados a representar gráfica e detalhadamente uma porção da superfície terrestre.

DIVISÃO DA TOPOGRAFIA

Quando se fala em superfície da Terra, fica subentendido crosta terrestre. Isto é, haverá necessidade derepresentar pontos situados não só sobre a superfície como no seu interior (caso de minas, galerias, túneis, etc.). De acordo com o que se pretenda representar, pontos situados sobre a superfície ou sob a mesma teríamos: Topografia Superficial e Topografia
Subterrânea, sendo esta última um caso particular da primeira.

IMPORTÂNCIA DA TOPOGRAFIA E SUAS APLICAÇÕES

É de importância básica,fundamental, a contribuição da Topografia em qualquer obra de
Engenharia, Arquitetura e outros ramos de atividades. No que se refere à Engenharia e
Arquitetura, de um modo sumário, é indispensável um correto estudo e conhecimento do terreno onde será implantada a futura obra. Deste conhecimento e de seu bom aproveitamento decorrerão consequências econômicas, técnicas e estéticas da obra: de um melhorconhecimento do terreno resultará uma obra mais barata, mais perfeita e mais bela. Mesmo posteriormente, durante a fase de execução da obra, são indispensáveis os conhecimentos topográficos no seu acompanhamento.
Listaremos abaixo, resumidamente, algumas contribuições da Topografia nas várias especialidades da Engenharia e Arquitetura.

Na Engenharia da Eletricidade:

• levantamento da faixade domínio;
• locação das linhas de transmissão;
• instalação dos equipamentos das casas de força.

Na Engenharia Mecânica:

• instalação das maquinarias e controle periódico.

Na Engenharia de Minas:

• levantamento e locação das jazidas, galerias e poços.

Na Engenharia Sanitária e Urbanismo:

• levantamentos para execução de redes de água e esgotos
• drenagens e...
tracking img