Topografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (633 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de mineralogia
1-conceitue de forma objetiva o termo mineral.
É um corpo sólido, homogêneo cristalino, inorgânico de ocorrência natural com uma composição química bem definida.
Solido-amaior parte dos minerais realmente é sólido, mas existe minerais líquido exemplo mercúrio e água.
Homogênio- significa que o mineral é formado por uma fase sólida e não pode ser separadafisicamente (mecanicamente).
Cristalino- significa que os minerais tem um arranjo interno e ordenado ( uma estrutura cristalina formado por íons, átomos ou moléculas, chamamos tais minerais de amorfos, comopor exemplo, a opala que é um tipo de sílica gel, alguns minerais radioativos, originalmente formados cristalinos tendem se autodestruir.)
Inorgânico- signifca que não são considerados como sendominerais,as substancias formadas apartir de animais ,plantas ou restos deles (fósseis),assim não consideramos como sendo minerais pedras de rins,dentes,carvão etc.
Ocorrência natural- significa que osminerais só podem ser formados na natureza com exclusão direta ou indireta do homem.
Composição definida- um fator importante no conceito de um mineral é a sua composição química definida;assimquartzo sempre é SIO2, mesmo sendo isso,de certa maneira uma idealização; por exemplo a variedade ametista recebe a sua cor roxa característica pelos elementos V e Mn, que ocorrem em pequenas quantidades narede do quartzo.
2-Quanto ao aspecto físico do mineral, conceitue e dê
exemplo:
a)Brilho- corresponde ao modo como a superfície de um mineral reflete a luz, em intensidade equalidade.ex:metálico,submetálico,não- metálico (vítreo,resinoso,nacarado,sedoso,adamantino).
B)Fratura-Tendência dequebrar se ao longo de superfícies irregulares,sem uma direção determinada.ex: conchoidal, fibrosa,serrilhada, irregular.
c)Clivagem-Tendência do mineral partir se paralelamente a planos atômicos.ex:excelente,bom, ruim ou pobre.
D)Hábito-É a forma ou conjuto de formas que um mineral pode assumir....
tracking img