Topicos historia da arte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novo realismo
Nouveau realismo (Novo realismo) foi um movimento artístico fundado em 1960 pelo artista Yves Klein e pelo crítico de arte Pierre Restam por ocasião da primeira exposição coletiva dum grupo de artistas franceses e suíços na galeria Apollinaire de Milão.
Contemporâneo da arte Pop americana e britânica, desenvolve-se em França, sobretudo em Paris, paralelamente a essas tendências,"redefinindo os paradigmas da colagem, do ready-made, e do monocromatismo". O movimento reúne numerosos artistas que partem da utilização de materiais do quotidiano urbano, reciclados e agregados de modo a criar novos significados, novas formas de perceber/apreender o real. O manifesto do movimento – Déclaration constitutive du Nouveau Réalisme –, é assinado por Arman, François Dufrêne, RaymondHains, Martial Raysse, Daniel Spoerri, Jean Tinguely, Jacques Villeglé, Pierre Restany (que redigiu o manifesto) e Yves Klein a 27 de Outubro de 1960. Esse manifesto constava de uma única frase: "Os Novos Realistas tornaram-se conscientes da sua identidade coletiva; Nouveau Realisme = novas perceções do real" [2].
O movimento seria mais tarde ampliado pela adesão de César, Christo, Gérard Deschamps,Mimmo Rotella e Niki de Saint Phalle, terminando oficialmente em 1970.


Arte conceitual
Não se confundir com arte de conceito.
A Arte conceptual (ou arte conceitual), define-se como o movimento artístico da atualidade que defende a superioridade das ideias veiculadas pela obra de arte, deixando os meios usados para a criar em lugar secundário. O artista Sol LeWitt definiu-a como:
Em arteconceptual, a ideia ou conceito é o aspecto mais importante da obra. Significa que todo o planejamento e decisões são tomadas antecipadamente, sendo a execução um assunto secundário. A ideia torna-se na máquina que origina a arte.
Wolf Vostell definiu-a como: A arte é vida, vida é arte, 1961.

Op art
Op art é um termo usado para descrever a arte que explora a falibilidade do olho e pelo usode ilusões ópticas.
A expressão "op-art" vem do inglês (optical art) e significa “arte óptica”. Defendia para arte "menos expressão e mais visualização". Apesar do rigor com que é construída, simboliza um mundo mutável e instável, que não se ma Os trabalhos de op art são em geral abstratos, e muitas das peças mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão demovimento, clarões ou vibração ou deformar-se.
Instalação
Uma instalação (krafts) é uma manifestação artística onde a obra é composta de elementos organizados em um ambiente . A disposição de elementos no espaço tem a intenção de criar uma relação com o espectador. É uma obra de arte que só "existe" na hora da exposição, é montada na hora, e após isto é desmontada, sendo que de lembrança damesma só ficam fotos e recordações...
Uma das possibilidades da instalação é provocar sensações: frio, calor, odores, som ou coisas que simplesmente chamem a atenção do público ao redor.
A primeira instalação artística da história foi o "Merz Bau", ou "Casa Merz", o apartamento do poeta e artista plástico Kurt Schwitters, transformado por ele em uma obra de arte, de 1923, na cidade alemã deHannover.

Vídeo arte
A videoarte (PB), ou vídeo arte (PE) é uma forma de expressão artística que utiliza a tecnologia do Video em artes visuais. Desde dos anos 1960, a videoarte está associada a correntes de vanguarda.
Alguns dos principais representantes deste tipo de arte são Nam June Paik, Wolf Vostell, Joseph Beuys,Bill Viola e, no Brasil, Eder Santos, Paulo Bruscky, Fernando Cocchiaraleentre diversos outros.

Minimalismo
A palavra minimalismo se refere a uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos que percorreram diversos momentos do século XX e preocuparam-se em fazer uso de poucos elementos fundamentais como base de expressão. Os movimentos minimalistas tiveram grande influência nas artes visuais, no design, na música e na própria tecnologia. O termo pode ser...
tracking img