Topicos em sistema de informacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aline Carioca

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo promover o esclarecimento sobre as características básicas dos sistemas de informação empresariais, seu universo e problemas. Conhecer as mudanças impostas pelos profissionais de tecnologia de informação perante as necessidades empresariais. A automação e sua aplicação em cada área.na atualidade o mundo vive na era da informação ,exigindo das organizações uma estratégia eficiente , a qual pode ser facilitada pela utilização de melhores recursos oferecidos pelo sistema de informação.

2. Conceitos Básicos de Sistemas Empresariais
Define-se organização empresarial como uma organização complexa e formal cujo objetivo é gerar produtos ou serviços com fins lucrativos – isto é, vender produtos ou promoverserviços por preços maiores do que o custo para produzi-los. Do ponto de vista sistêmico, ela sofre influencia das características internas (seu funcionamento) e do ambiente externo em que atua.
Os sistemas empresariais tem objetivo de dar suporte a três camadas da organização que possuem necessidades de informações diferentes e níveis de detalhamento das informações também diferentes. São elas:*Suporte tático da organização, permitindo uma resposta mais ágil e acertada no campo das estratégias da organização;
*Suporte gerencial da organização, possibilitando melhor integração e colaboração de dados intra e interdepartamentais, melhorando as respostas gerenciais às flutuações de suas responsabilidades no funcionamento diário da organização;
*Suporte Operacional, admitindo melhor controleinterno de todas as atividades que constituem a ‘’vida’’ da organização.
Um sistema empresarial básico auxilia na execução e no registro das operações diárias que compõem o seu método de trabalho e conduzem o seu negocio. O registro das operações diárias de um empresa é denominado transação, e, muitas vezes, uma transação em um subsistema gera varias outras transações em outros subsistemas geravárias outras transações em outros subsistemas (entenda-se subsistema como um departamento da organização).Os sistemas empresariais básicos também são conhecidos como sistemas operacionais (SO) ou sistemas de processamento de transações (SPT). São caracterizados por ajudar desenvolvimento das operações elementares da organização, ou seja, aquelas que produzem os dados de vendas, comprar, contas a pagare receber etc.
Apesar de sua conotação simplória, tais sistemas são essenciais para o sucesso da organização, permitindo a visualização de seu desenvolvimento e a medição de sua eficiência e eficácia. Muitos dados gerados nesse sistema são agrupados e as exceções são alvo de estudo, sendo utilizadas nos processos de tomadas de decisão no nível gerencial.
O principal foco dos SO está nos níveisinferiores da empresa, que possuem procedimentos predefinidos e políticas já implantadas, em que a responsabilidade do operador para tomada de decisões não é requisito principal. A necessidade do uso diário impõe uma serie de responsabilidades pela necessidade de desenvolver suas transações. Isso quer dizer que uma interrupção do sistema empresarial básico pode acarretar prejuízos com relação apedidos não efetuados. Informações desencontradas de estoque e despacho de produtos, além da suspensão do sistema de faturamento.
Apesar de seu perfil estar voltado à resolução das tarefas da organização, os SO mantêm interações com o ambiente externo a partir do momento que necessitam utilizar dados de clientes, fornecedores etc.Os sistemas de suporte a decisão dependentes de dados produzidospelos sistemas empresariais básicos, em que gerentes de nível intermediário estudam as informações geradas por esse sistema para verificar o desempenho da organização nas suas tarefas (eficiência).Já foi exposto que interrupções nesse tipo de sistema criam um ponto de gargalo nas atividades da organização e podem comprometer todos os outros tipos de sistema.
Dessa forma, é preciso utilizar...
tracking img