Tomografia odontologica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1

A Radiografia Panorâmica e a Tomografia Computadorizada no Diagnóstico e Planejamento em Implantodontia : Revisão da literatura
Panoramic Radiograph and Computerized Tomography correlation for dental implant planning: Literature review Luciana Pimenta e SILVA Rubelisa Cândido Gomes de OLIVEIRA Acadêmicas do 4° ano da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás Bolsistas doPIBIC-CNPq Rejane Faria RIBEIRO-ROTTA Professora de Semiologia e Estomatologia da Faculdade de Odontologia da UFG, Especialista em Radiologia Bucomaxilofacial Mestre em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP Doutora em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP, HCFMUSP e Eastman Dental Center, Universidade de Rochester, NY, EUA. Maria Amélia Gonçalves de ÁVILA Professora de Radiologia da Faculdade de Odontologia da UFGEspecialista em Radiologia Bucomaxilofacial Mestre em Diagnóstico Bucal pela FOB-USP Hiron ANDREAZA Especialista em Prótese Dentária Mestrando em Implantodontia RESUMO O sucesso do implante dentário depende de um correto plano de tratamento, da avaliação do sítio do implante da ósseointegração e do acompanhamento do paciente. Avaliação radiográfica é utilizada em todas as fases. A radiografiapanorâmica e a tomografia computadorizada são as técnicas mais utilizadas no planejamento do implante dentário, fornecendo informações determinantes sobre as condições ósseas alveolares, a localização de estruturas anatômicas críticas e a presença de lesões ósseas. Esta revisão da literatura destaca as vantagens e desvantagens de ambas as técnicas no planejamento do implante dentário, bem comoidentifica a falta de critérios básicos bem estabelecidos para a indicação das várias técnicas de diagnóstico por imagem em implantodontia e, especialmente, para a interpretação da TC utilizada com esta finalidade.

PALAVRAS-CHAVE Radiografia Panorâmica; Tomografia Computadorizada; Implante Dentário; Diagnóstico por imagem. INTRODUÇÃO Os implantes dentários são dispositivos de materiais biocompatíveistais como o titânio, que são utilizados para restituir a forma e a função dos dentes ausentes na cavidade bucal 12, constituindo-se numa alternativa para suprir deficiências e/ou contra-indicações encontradas em técnicas convencionais de reabilitação bucal, como as próteses fixas e removíveis 1, 3, 9, 12, 14, 23, 32 .

2

O sucesso clínico do implante está na dependência de um planejamentobem estabelecido, da avaliação do sítio do implante, da ósseointegração e do acompanhamento longitudinal do paciente. Todas estas fases são monitoradas pelas várias técnicas de diagnóstico por imagens 8,
12, 16, 18, 25

.

A avaliação radiográfica fornece ao cirurgião informações determinantes sobre a quantidade e qualidade óssea disponível, bem como a localização de estruturas anatômicas,dados essenciais para a indicação do implante dentário 17, 18,20 .

No planejamento em implantodontia, as técnicas radiográficas mais utilizadas são a radiografia panorâmica e a tomografia computadorizada (TC)
1, 4, 12, 16, 18, 20, 25, 27, 29, 31

. O objetivo

deste estudo é revisar a literatura no que se refere às vantagens e desvantagens de ambas as técnicas no planejamento do implantedentário, bem como identificar os critérios básicos para a indicação das várias técnicas de diagnóstico por imagem e, especialmente, para a interpretação da TC utilizada com esta finalidade.
REVISÃO DE LITERATURA Os implantes dentários ósseointegrados, em muitos casos, fornecem uma real alternativa de tratamento para a reabilitação de pacientes total ou parcialmente desdentados, os quais, por algummotivo, são incapazes de usar próteses parciais ou totais 1, 3, 9, 12, 14, 23, 32. O principal objetivo deste procedimento cirúrgico é colocar um número ótimo de implantes, de tamanho adequado, numa angulação determinada por um plano de tratamento restaurador/reabilitador 5, 29, 31,
32

. Neste sentido, o sucesso de qualquer implante é dependente de uma seleção e preparação criteriosas do
8,...
tracking img