Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2184 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MAGNÉSIO O Magnésio é um material abundante em muitos alimentos, e sua deficiência em indivíduos saudáveis é rara. Entretanto, a diminuição desse mineral associada a transtornos clínicos há muito vem sendo descrita. A partir de 1930, MaccCollum e colaboradores pioneiramente observaram a deficiência de Magnésio em animais.Haurry e colaboradores ,em 1934, publicaram a primeira diminuição clínica nohomem, baseada num estudo com um número reduzido de pacientes.O estudo com alcoólatras só tiveram início em 1950,quando Flink documentou a deficiência do magnésio em pacientes em nutrição Reações químicas: O íon magnésio, segundo cátion mais prevalente do corpo humano, forma complexos com uma ampla variedade de moléculas orgânicas que têm atividades biológicas e tem dois tipos de interação geral(a) liga-se ao substrato (Meio nutriente que serve de base para o desenvolvimento de um organismo) formando um complexo com o qual a enzima intera, e (b) liga-se diretamente a enzima e altera sua estrutura e exerce papel catalítico. As enzimas não são necessáriamente isoladas na forma ligada a metal,devido a fraca ligação do magnésio e proteínas. Está envolvido em mais de 300 reações metabólicosessenciais. Dentre suas funções estão produção de energia por meio do metabolismo de carboidratos e gorduras; Sem magnésio não haveria vida possível sobre a terra, não só por fazer parte da composição dos pigmentos verdes dos vegetais superiores, permitindo a utilização da energia solar e síntese das substâncias orgânicas indispensáveis à vida vegetal e animal, como pelo seu papel de coenzima emdiversos processos metabólicos. O magnésio está envolvido na formação de ossos e dentes, no funcionamento do sistema nervoso e dos músculos, na síntese dos ácidos graxos e proteínas, entre outras funções. A proporção de absorção do magnésio varia entre 35 e 45%. Funções:  Estabilizar a estrutura de ATP no músculo e em outros tecidos moles;

 Desempenha papel, como coenzima, no metabolismo dofósforo;  Ativa o metabolismo dos glicídios;  Exerce ação saliente no controle da excitabilidade neuromuscular. Participa ainda da transmissão neuromuscular, sendo necessário para o transporte de potássio e para a atividade de cálcio. O Mg é denominado "bloqueador natural do canal de cálcio". Na diminuição de magnésio, o cálcio intracelular eleva-se. Visto que o cálcio exerce importante papel nacontração tanto da musculatura lisa como da esquelética. Além da função de co-fator enzimático, o magnésio (assim como o cálcio e outros cátions) reage com componentes da membrana plasmática, afetando a sua fluidez e permeabilidade, contribuindo dessa forma para a estabilidade da membrana. Atua também no transporte ativo de íons através das membranas, como o cálcio e o potássio, favorecendo oimpulso nervoso, a contração muscular e o ritmo cardíaco.

Via metabólica: A homeostase do magnésio é dependente da quantidade ingerida, da absorção intestinal, excreção intestinal e renal. Aproximadamente apenas 1/3 do magnésio ingerido é absorvido. Conforme observado na figura abaixo:

SISTEMA CARDIOVASCULAR: A ação do Magnésio sobre a energia do coração é tão importante que ele tem sidoprescrito como preventivo ideal dos ataques cardíacos. O coração, por exemplo, não consegue bombear sangue pelo corpo sem energia adequada, nas células das fibras musculares do coração há uma quantidade de ATP que quando enzimaticamente convertida libera energia para permitir a atividade cardíaca. Entretanto, a enzima que desencadeia o processo só funciona na presença de Magnésio.

O Magnésio em níveladequado atua também para regularizar a pressão arterial, níveis de colesterol, contrariando a formação de coágulos, evitando manifestações de tromboses e aterosclerose, espasmos das artérias e disritmias cardíacas. APARELHO DIGESTIVO: Melhora o transito intestinal, com ação benéfica sobre o fígado e a vesícula e todo o complexo gastrointestinal, evita lesões gástricas, intestinais e hepáticas....
tracking img