Terotecnologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO MENDES DE ALMEIDA - CNEC

CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 10º PERÍODO

GISELE FERREIRA DE SOUZA

TEROTECNOLOGIA, TPM E A MANUTENÇÃO NA HIERARQUIA DA EMPRESA

RIO DAS OSTRAS
SETEMBRO 2011

GISELE FERREIRA DE SOUZA

TEROTECNOLOGIA, TPM E A MANUTENÇÃO NA HIERARQUIA DA EMPRESA

RIO DAS OSTRAS
SETEMBRO 2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------------------- 4
TEROTECNOLOGIA ------------------------------------------------------------------------------------ 5
Conceitos básicos ------------------------------------------------------------------------------------------6
TPM --------------------------------------------------------------------------------------------------------- 6
Características---------------------------------------------------------------------------------------------- 7
Oito Pilares ------------------------------------------------------------------------------------------------- 7
A MANUTEÇÃO NA HIERARQUIA DA EMPRESA --------------------------------------------- 7
CONCLUSÃO --------------------------------------------------------------------------------------------- 8BIBLIOGRAFIA ------------------------------------------------------------------------------------------ 9

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho falaremos sobre conceitos de Terotecnologia, TPM e a manutenção na hierarquia da empresa.
A TEROTECNOLOGIA é uma concepção global e integrada do modo como deve ser estudada, escolhida e construída uma nova instalação tecnológica.
A manutenção preventiva OuTPM teve sua origem nos Estados Unidos e foi introduzida no Japão em 1950. Até então, a indústria japonesa trabalhava apenas com o conceito de manutenção corretiva, após a falha da máquina ou equipamento. Isso representava um Custo e um obstáculo para a melhoria de qualidade. Na busca de maior eficiência da manutenção produtiva, por meio de um sistema compreensivo, baseado no respeito individual ena total participação dos empregados, surgiu a TPM, em 1970, no Japão.

Terotecnologia
A terotecnologia é a gestão econômica de bens, ou seja, uma espécie de ciência aplicada para medir os valores operacionais de ativos fixos ou físicos. Os profissionais que estão envolvidos na terotecnologia observam os ativos tangíveis de uma empresa ou negócio, tais como edifícios, equipamentos e veículos.Eles medem como esses itens físicos fornecerão valor agregado às empresas ao longo de vários anos.
Esta ciência está preocupada com a confiabilidade e a durabilidade dos recursos físicos e também leva em conta os processos de instalação, comissionamento, operação, manutenção, modificação e substituição das peças. Parte dos estudos da terotecnologia é chamada de ciclo de vida de custeio. Ciclo devida de custeio pode incluir a depreciação dos ativos e os valores de outros impostos relacionados. Geralmente, o ciclo de vida de custeio é a soma de todos os valores positivos e negativos associados a um ativo físico para produzir um resultado líquido.
Uma grande parte da terotecnologia está focalizada em compreender o papel da manutenção e do valor de uma garantia. Muitos equipamentos e outrosbens materiais já vêm com garantias oferecidas pelo fabricante ou fornecedor. Nesse sentido a terotecnologia procura identificar como essas garantias fornecem valor agregado às despesas previstas.
Um indicador muito importante usado como base de estudos para a terotecnologia é chamado de "curva de banheira." A curva de banheira é um nome para uma espécie de taxa de falha projetado para uma peça deequipamento ou máquina. No início do ciclo de vida e até que o produto esteja perfeitamente adequado, o índice de falha é um pouco elevado. Depois que já atingiu um certo tempo de maturidade, a falha reduz, porém, quando começa a entrar no período de desgaste, a taxa de falha aumenta novamente. Como a curvatura do gráfico é convexa e parecida com o formato de uma banheira, a curva é conhecida...
tracking img