Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1248 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

A satisfação no trabalho tem sido apontada, por vários estudiosos (Lock, 1976; Pérez_ramos, 1980, Ferreira e Assmar. 2004) como exercendo influências sobre o trabalhador, que podem se manifestar sobre sua saúde psíquica, qualidade de vida, relacionamentos interpessoais, com conseqüências tanto para o indivíduo quanto para a organização. Para Locke (citado por Bergamini e Coda,1990), a satisfação no trabalho é entendida como uma função da relação percebida entre o que um indivíduo quer de seu trabalho e o que ele percebe que está obtendo. A satisfação no trabalho é um estado de prazer emocional resultante da avaliação que um profissional faz sobre até que ponto o trabalho que desenvolve atende seus objetivos, necessidades e valores. Para o autor, satisfação einsatisfação no trabalho são situações opostas de um mesmo fenômeno, um manifestado na forma de contentamento (satisfação) e outro como sofrimento (insatisfação). O trabalho, nesta perspectiva teórica, é entendido como dinâmico, numa complexa interação entre papéis, tarefas, responsabilidades, sistemas de benéficos e recompensas, reconhecimento etc. A satisfação no trabalho é uma atitude ou respostaemocional às tarefas de trabalho assim como às condições físicas e sociais do local de trabalho e definida como o grau segundo o qual os indivíduos se sentem em relação a seu trabalho, podendo ser positivo ou negativo.










Satisfação no trabalho segundo Locke (1976), é o estado positivo ou de prazer, resultando na avaliação positiva do trabalho do indivíduo. Essas definições demonstramque satisfação no trabalho e alegria no trabalho podem ser uma finalidade em si. Portanto, satisfação depende:
• Saúde física e do psiquê– isto é, do corpo e da mente (ou da alma);
• Mensuração: Medida através da percepção e dos sentimentos. Diferença entre o que se necessita e o que se recebe.
A satisfação se exprime através da indicação (concordância / discordância) do indivíduo /subordinado sobre o grau de cumprimento de aspectos intrínsecos e extrínsecos ao trabalho. Fatores são aqueles que fazem parte do próprio cargo, originando-se da natureza do trabalho desenvolvido pelo ocupante do cargo, incluindo: Fatores intrínsecos e motivadores (criam satisfação real e aumentam a produtividade) incluem:
a) Autonomia – ser pessoalmente responsável por uma parcela significante dotrabalho desenvolvido;
b) Variedade – realização de tarefas interessantes e diferentes no cargo;
c) Significância - percepção de que o trabalho contribui ou acha-se relacionado aos objetivos mais globais da organização;
d) Feedback – informação sobre a efetiva qualidade no desempenho das tarefas, valor para a organização e o que deve fazer para melhorar e se desenvolver;
e) Identidade – percepçãoda posição dentro da organização e seu relacionamento com as demais.
Fatores extrínsecos e ambientais (eliminam a insatisfação mas não aumentam a capacidade de produção), incluem:
a) Recompensas financeiras – salários (remuneração direta);
b) Benefícios – remuneração indireta;
c) Participação nos lucros e incentivos;
d) Reconhecimento profissional;
e) Promoções – realização de carreiradentro da organização;
f) Apoio social;
g) Subordinação – estilo de chefia.
A satisfação no trabalho faz parte do clima dentro da cultura de uma organização. Essa cultura organizacional é formada por filosofia, visão, objetivos e valores de seus comandados e por outros fatores, tais como: organização formal, informal e ambiente social. Enfim, depende da Atuação do líder:
• Formar a culturaorganizacional;
• Formar um modelo organizacional;
• Desenvolver a maturidade do subordinado;
Como desenvolver a maturidade do subordinado:
• Dar autonomia;
• Ajudar no entendimento da significância de seu trabalho junto aos objetivos da empresa;
• Permitir a criação da identidade;
• Oferecer variedades na realização das tarefas;
• Dar feedback;

TEORIA X e Y

Essa teoria foi...
tracking img