Todos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Célula-tronco é um tipo de célula com duas capacidades especiais: a de se transformar em, outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele, o que torna diferente das demais, que só podem trazer parte de um tecido específico (por exemplo: células epiteliais não constituem nada além de pele); e a de poder gerar cópias idênticas de si mesmas. Por causa dessascapacidades, as células-tronco estão sendo muito pesquisadas, pois o intuito é usá-las como células substitutas em tecidos lecionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes. Tudo parece perfeito, no entanto, há um agravante: alguns tipos decélulas-tronco só são encontrados em embriões, o que gera sérios problemas de ordem ética e religiosa, afinal, entre outras coisas, ainda não se tem certeza se o uso de células embrionárias pode causar tumores nos pacientes, e os grupos que se opõem, entre eles a Igreja, afirmam que a técnica envolve a morte de um ser humano, apesar de ainda em estado embrionário.

O projeto de lei sobre pesquisas comcélulas-tronco, que acaba de ser aprovado pela câmara dos deputados, mostra uma confusão entre os conceitos de clonagem reprodutiva, clonagem terapêutica e terapia celular com células-tronco (que não é sinônimo de clonagem terapêutica).
Antes da votação do texto definitivo é fundamental que nossos parlamentares entendam que a terapia celular com células-tronco, incluindo as embrionárias, podemrepresentar a esperança de tratamento para milhões de brasileiros afetados por doenças genéticas (que atingem mais de 5 milhões de pessoas, a maioria crianças e jovens) que sofrem de doenças comuns como a diabetes, o mal de Alzheimer ou a doença de Parkinson ou que estão incapacitados porque sofreram acidentes.
A clonagem reprodutiva humana que seria a tentativa de produzir uma cópia de umindivíduo é condenada por todos. Deve realmente ser proibida! Por outro lado a clonagem terapêutica ou técnica de transferência de núcleo é apenas um dos métodos para obter-se células-tronco para terapia celular ou medicina regenerativa. Aliás, é o mais complexo e de uso mais limitado como veremos adiante.
RESUMO
APESAR do muito que se tem discutido, ainda existe muita confusão em relação aos conceitosde clonagem (reprodutiva e terapêutica) , células-tronco ( embrionárias e não embrionárias) e terapia celular bem como isso pode afetar as nossas vidas. Portanto a proposta desse artigo é o de tentar definir esses conceitos e expressar a minha posição sobre aspectos éticos não só como cientista mas também como representante de inúmeras famílias que vêem nessa nova tecnologia uma esperança futurade cura para inúmeras doenças neurodegenerativas , muitas vezes letais ou gravemente incapacitantes.

O que é clonagem?
A CLONAGEM É UM mecanismo comum de propagação da espécie em plantas ou bactérias. De acordo com Webber (1903) um clone é definido como uma população de moléculas, células ou organismos que se originaram de uma única célula e que são idênticas à célula original e entre elas.Em humanos, os clones naturais são os gêmeos idênticos que se originam da divisão de um óvulo fertilizado. A grande revolução da Dolly, que abriu caminho para possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada. Para entendermos porque estaexperiência foi surpreendente, precisamos recordar um pouco de embriologia.
Todos nós já fomos uma célula única, resultante da fusão de um óvulo e um espermatozóide. Esta primeira célula já tem no seu núcleo o DNA com toda a informação genética para gerar um novo ser. O DNA nas células fica extremamente condensado e organizado em cromossomos. Com exceção das nossas células sexuais, o óvulo e o...
tracking img