Tocqueville, jeremy bentam e stuart mill

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Fluminense
Ana Tapajós C. de Oliveira Mendes - 310059031
Av. Política III

Questão 2)

Tocqueville acreditava que a liberdade e a igualdade estavam interligadas, uma era conseqüência da outra. Quando todos os homens forem iguais não haverá lugar para tiranos, a igualdade gera a liberdade e ao serem livres todos os homens são iguais. Podemos observar claramente essaidéia na seguinte passagem: “Se nenhum diferir, então, de seus semelhantes, ninguém poderá exercer um poder tirânico; os homens serão perfeitamente livres, porque serão todos completamente iguais; e serão todos perfeitamente iguais porque serão completamente livres. É para esse ideal que se inclinam os povos democráticos.” (p. 174)
O autor explica que em sociedades aristocráticas, a hierarquiae a necessidade de ajuda mútua resultam por aproximar os homens uns dos outros, a se preocuparem ou dependerem uns dos os outros e muitas vezes se esquecem de suas próprias vidas. “(...) Os homens que vivem nas épocas aristocráticas são, portanto, quase sempre ligados estreitamente a algo que lhes é estranho e, freqüentemente, predispõem-se a esquecer a si mesmos.”
Entretanto, o inversoocorre nas sociedades democráticas a qual o autor afirma ser responsável por originar o individualismo, à medida que as condições se igualam o mesmo se desenvolve ainda mais. Nas sociedades igualitárias os indivíduos não são nem mais poderosos ou suficientemente mais ricos que os restantes, assim não exercem necessariamente grande influencia sobre uns aos outros ou sobre o destino dos outros, muitopelo contrário, os homens se imaginam cada vez mais isoladamente e donos do seu próprio destino. Cada um segue sua vida e adquire bens e conquistas necessárias para se isolarem, e se bastam. Portanto, Tocqueville afirma que os cidadãos se mostram mais dispostos a isolar-se na origem das sociedades democráticas, esse isolamento se torna ainda pior em sociedades que não eram adeptas da democracia esofreram revoluções democráticas. Os americanos possuem vantagem nesse quesito pois chegaram a democracia sem precisar passar por esse processo de democratização, os mesmos “nasceram iguais, ao invés de terem voltado a esse estado”.
A igualdade gera a liberdade e o individualismo, porém os homens ao se isolarem são incapazes de preservarem sozinhos a sua liberdade assim, cada vez mais surgea necessidade de se associarem para lutarem pela liberdade e manutenção da igualdade.
Conclui-se que os povos democráticos valorizam muito a igualdade e a querem dentro da liberdade, democracia está altamente associada à igualdade, porém, uma democracia para ser virtuosa necessita de liberdade, para que os homens não se tornem individualistas dentro das democracias.

Questão 1)Toqueville classifica uma associação como algo em que “consiste unicamente na adesão pública que dão certos indivíduos a tais ou tais doutrinas, e no engajamento de concorrerem à sua realização.” O autor afirma, em sua perspectiva no final do séc. XVIII, que a América era o país do mundo em que mais se tirou proveito das associações, e as tinham como poderoso meio de ação sendo usado para diversos fins,como por exemplo: segurança pública, comércio, moral, político e religioso. O autor atribui esse feito de associar-se a estrutura democrática e igualitária dos EUA. Como todos eram cidadãos iguais e sozinho ninguém exercia dominação sobre o outro logo, só poderiam representar alguma ameaça contra o domínio moral da maioria ao se unirem. Somente formando uma poderosa força política eram capazes demudanças.
Tocqueville argumenta que reside como grande vantagem nas associações o fato de que um grupo ao se associar tornará suas atividades muito maiores e sua influencia mais extensa, principalmente quando são espalhados pelo país diferentes núcleos de ação em certas áreas de influencia. Uma associação é a forma mais eficiente de se construir um grupo forte capaz de lutar por...
tracking img