Titulos e creditos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (353 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Títulos de crédito

Ação de execução – ação judicial que visa à satisfação de uma obrigação, mediante procedimento tendente a compelir o credor ao cumprimento da obrigação. A execução de dívidaspecuniárias, como são as representadas por títulos de crédito, envolve constrição judicial de bens que pode resultar na conversão do patrimônio do devedor em dinheiro para satisfação do credor. Nostermos do artigo 591 do Código de Processo Civil, o devedor responde, para o cumprimento de suas obrigações, com todos os seus bens presentes e futuros.

Apresentação – é o ato pelo qual o credorapresenta o cheque ao banco para pagamento. Nos termos do artigo 33 da Lei 7357/85 (Lei do Cheque), o prazo para apresentação é de: i) 30 dias, a contar da emissão, quando o cheque for emitido no lugar ondehouver de ser pago; ii) 60 dias, a contar da emissão, quando emitido em outro lugar. O término do prazo para apresentação constitui o termo inicial de contagem do prazo prescricional (6 meses).Cártula – é o documento em papel representativo de um título de crédito.

Causa debendi – é o negócio jurídico em que se fundamenta uma dívida, isto é, a origem de um débito.

Cessão civil – é apossibilidade de o credor ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor. Designada no artigo 286 do Código Civil por cessão de crédito,constitui o efeito que o artigo 919 do mesmo Código estabelece para a aquisição de título à ordem, por meio diverso do endosso.

Prescrição – é a extinção de uma pretensão jurídica, decorrente da expiraçãode um prazo previsto em lei, para o exercício do direito de ajuizar uma ação judicial. Decorre da omissão do titular do direito, que não ajuíza a ação dentro do prazo fatal (prazo prescricional).Título cambiário – é o mesmo que título de crédito, com todas as suas características de cartularidade, literalidade, autonomia e abstração.

Tradição – é a entrega efetiva de uma coisa que alguém...
tracking img