Titulos privados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6852 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Titulo Privado

O que é o código ISIN?
A Norma ISO 6166 ou ISIN (International Securities Identification Number) foi criada visando a estabelecer uma padronização internacional na codificação de títulos financeiros, atribuindo a cada ativo um código único de identificação.

A BM&FBOVESPA é a agência numeradora brasileira, única instituição autorizada a atribuir ISINs a títulos financeirosno Brasil.

O código ISIN fornece uma estrutura uniforme para a identificação de títulos, contribuindo para a automatização das atividades dos investidores e agilizando as rotinas de back office.
A BM&FBOVESPA, assim como as agências numeradoras dos outros países, atribui o código ISIN de acordo com a seguinte estrutura.
código alfanumérico com 12 caracteres;
um prefixo, composto de 2caracteres alfabéticos, que identifica o código do país (Norma ISO 3166);
a identificação básica do ativo, composta por 9 caracteres alfabéticos/numéricos;
um dígito de controle.
Na estrutura criada para os títulos brasileiros, como deve ser interpretado o código?
O código para os títulos e valores mobiliários brasileiros apresenta a seguinte estrutura:

BR AAAA BBB CC 7

Os dois primeiroscaracteres (BR) identificam o código do BRASIL.
Os quatro caracteres (AAAA) são alfanuméricos e identificam o emissor.
Os três caracteres (BBB) são alfanuméricos e identificam o tipo de ativo, podendo ter seqüência automática na segunda posição (Seqüência 1) e na terceira posição (Seqüência 2) ou não ter qualquer seqüência.
Os dois caracteres (CC) são alfanuméricos e identificam a espécie, quando setratar de ações, ou representam uma seqüência automática, para identificar cada emissão de título e valor mobiliário, quando se tratar de outras categorias.
O último caracter (7) é o dígito de controle.
Veja os exemplos abaixo:

Renda Variável
BRPETRACNPR6

BR = Brasil
PETR = Petróleo Brasileiro S/A PETROBRAS
ACN = Ações Nominativas
PR = Preferenciais
6 = Dígito de Controle

Renda FixaBRSTNCLTN5H8

BR = Brasil
STNC = Secretaria do Tesouro Nacional
LTN = Letras do Tesouro Nacional
5H = Seqüência automática
8 = Dígito de Controle
Alguns títulos.

CDB (Certificado de Depósito Bancário), DI (Depósito Interfinanceiro), FDS (Cotas do Fundo de Desenvolvimento Social), LC (Letra de Câmbio), RDB (Recibo de Depósito Bancário), CPR (Cédula Representativa de Produto Rural), CP(Certificado de Privatização), CSEC (Créditos Securitizados), TDA (Título da Dívida Agrária), WARR (Warrants), EXPN (Export Notes), CCC (Cédula de Crédito Comercial), CCI (Cédula de Crédito Industrial), QF (Quotas de Fundos), COPV (Opção de Venda de Produto Agrícola), LH (Letra Hipotecária) , ADA (Alongamento da Dívida Agrícola), CCB (Cédula de Crédito Bancário), CCT (Contrato de Crédito contraTerceiros), CDP-INSS (Certificado da Dívida Pública Mobiliária Federal), CFT (Certificado Financeiro do Tesouro).
Mas o que é o CCB?

CCB Cédula de Crédito Bancário Título representativo de promessa de pagamento em dinheiro decorrente de operação de crédito.
Pode ser emitida por empresa ou pessoa física, tendo instituição bancária como contraparte. Entre as vantagens do ativo, está o fato de serum instrumento de crédito ágil, que pode ser emitido com ou sem garantia, real ou fidejussória. Outro benefício é a possibilidade de aquisição pelos fundos mútuos, fundações e seguradoras. A remuneração da CCB pode ser por taxa prefixada, taxa flutuante (DI, Selic), Índice de Preços e Variação Cambial.

É possível criar um certificado representativo de um conjunto de cédulas (CCCB – Certificadode Cédulas de Crédito Bancário). Neste caso, a emissora assume as responsabilidades de depositária e mandatária do titular do certificado, cabendo-lhe promover a cobrança das cédulas e entregar o produto da cobrança do seu principal e encargos ao titular do certificado.
Títulos Privados

Aplicar em títulos privados significa comprar títulos de dívidas. Emprestar dinheiro ao emissor do ativo,...
tracking img