Titulo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (924 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ficha técnica



Obra: Vidas Secas


❖ Único romance de Graciliano Ramos narrado em 3ª pessoa;
❖ Tema: a seca e a vida no nordeste;
❖ Discurso indireto livre;
❖ Linguagem: frasescurtas, imagens diretas, adjetivação mínima;
❖ Figuras de linguagem:
Metáfora: “Você é um bicho, Fabiano.”
Prosopopéia: atribui atitudes humanas a cachorra Baleia;
❖ Análise das idéias: o livroretrata fielmente a realidade brasileira não só da época em que o livro foi escrito, mas como nos dias de hoje, como a injustiça social, miséria, fome, desigualdade, seca, o que o remete a idéia de que ohomem se animalizou sob condições sub-humanas de sobrevivência.

Autor: Graciliano Ramos, pertence a Segunda fase do modernismo

Características desta fase:
❖ Manutenção das características da 1ªfase, esta fase era heroíca, já a Segunda fase (surgida nos anos 30) volta-se para uma literatura participativa, de intromissão na vida política.
❖ Acontecimento marcante foi o CongressoRegionalista do Recife. Este congresso defendia uma literatura Nordestina, comprometida com as circunstâncias locais. Esta nova tendência recebeu o nome de neo-realismo nordestino ( maior representante:Graciliano Ramos).
❖ Principais temas desta corrente: a seca, a fome, a miséria, o arcaísmo das relações de trabalho, a exploração do camponês, a opressão do coronealismo, a reação dos cangaceiros.Elementos da narrativa:

❖ Personagens:
1. Baleia: cadela da família, tratada como ser humano, os meninos transformaram-na numa irmã. Seu nome é uma compensação a sua magreza de vira-lata.
2. SinháVitória: mulher de Fabiano, sofrida, mãe de dois meninos, lutadora e inconformada com a miséria em que vivem, trabalha muito. Não é tão ignorante quanto Fabiano e é menos vulnerável que o mesmo. Possuíum sonho de Ter uma cama com estrado igual a de Tomás da Bolandeira.
3. Fabiano: vaqueiro nordestino, marido de Sinhá Vitória, pai dos dois meninos, ignorante que desesperadamente procura trabalho....
tracking img