Resenha do livro "ensino: as abordagens do processo"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Na obra “Ensino: As abordagens do Processo”, a autora Maria da Graça Nicoletti Mizukami estuda os aspectos sociológicos, psicológicos e filosóficos das principais linhas pedagógicas.
De acordo com Mizukami (1986), algumas abordagens apresentam claro referencial filosófico e psicológico, ao passo que outras são intuitivas ou fundamentadas na prática, ou na imitação de modelos.

Abordagemtradicionalista:

No primeiro capitulo a autora apresenta a abordagem tradicional, o aluno, na concepção tradicional, é considerado como homem acabado, "pronto" e o aluno um "adulto em miniatura", que precisa ser atualizado. O ensino será centrado no professor. O aluno apenas executa prescrições que lhe são fixadas por autoridades exteriores. Evidencia-se o caráter cumulativo do conhecimentohumano, adquirido pelo indivíduo por meio de transmissão, de onde se supõe o papel importante da educação formal e da instituição escola. Atribui-se ao sujeito um papel insignificante na elaboração e aquisição do conhecimento.
O processo de ensino-aprendizagem a ênfase é dada às situações de sala de aula, onde os alunos são "instruídos" e "ensinados" pelo
professor. Os conteúdos e asinformações têm de ser adquiridos , os modelos imitados.
A relação professor-aluno é vertical, sendo que ( o professor ) detém o poder decisório quanto a metodologia, conteúdo, avaliação, forma de interação na aula etc.
A metodologia é baseada na aula expositiva e nas demonstrações do professor a classe , tomada quase como auditório .O professor já traz o conteúdo pronto e o aluno se limitaexclusivamente a escutá-lo a didática profissional quase que poderia ser resumida em dar a lição e tomar a lição . A avaliação visa a exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula .

Abordagem Comportamentalista


Os comportamentalistas consideram a experiência ou a experimentação planejada como a base do conhecimento, o conhecimento é o resultado direto da experiência. A educaçãodeverá transmitir conhecimentos , assim como comportamentos éticos ,práticas
sociais , habilidades consideradas básicas para a manipulação e controle do mundo ambiente. A escola é considerada e aceita como uma agência educacional que deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo com os comportamentos que pretende instalar e manter.
A deverá adotar forma peculiar de controle, de acordo comos comportamentos que pretende instalar e manter.O processo de ensino-aprendizagem é tido como uma mudança relativamente permanente em uma tendência comportamental e ou na vida mental do indivíduo , resultantes de uma prática reforçada .
Aos educandos caberia o controle do processo de aprendizagem , , o professor teria a responsabilidade de planejar e desenvolver o sistema deensino-aprendizado, de forma tal que o desempenho do aluno seja maximizado.
Nessa abordagem , se incluem na metodologia tanto a aplicação da tecnologia educacional e estratégias de ensino , quanto formas de reforço no relacionamento professor-aluno. Partindo do pressuposto de que o aluno progride em seu ritmo próprio , em pequenos passos , sem cometer erros , a avaliação consiste , nesta abordagem , em seconstatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.

Abordagem Humanista

Nesta abordagem é dada a ênfase no papel do sujeito como principal elaborador do conhecimento humano. O professor em si não transmite o conteúdo, dá assistência sendo facilitador da aprendizagem. O conteúdo advém das próprias experiências do aluno oprofessor não ensina: apenas cria condições para que os alunos aprendam. A educação é centrada no individuo. A escola será uma escola que respeite a criança tal qual é , que ofereça condições para que ela possa desenvolver-se em seu processo possibilitando a autonomia do aluno.
O processo de ensino irá depender do professor, como ele se relaciona com o aluno. Assume a função de facilitador da...
tracking img