TITULAÇÃO ÁCIDO FORTE X BASE FORTE E PESAGEM

675 palavras 3 páginas
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Campus São Gonçalo
Disciplina: Química Analítica Quantitativa I
Professora: Flávia Souza

TITULAÇÃO ÁCIDO FORTE X BASE FORTE E PESAGEM

São Gonçalo
2013
Sumário

1. INTRODUÇÃO

Técnicas de Pesagem

Essa prática possibilitou a aprendizagem sobre o uso correto das balanças analíticas, uma vez que a balança analítica é muito utilizada em laboratório para obter massas com alta precisão nos resultados. Uma balança analítica possui um alto grau de precisão, podendo pesar de 0,1 micrograma até 0,1 miligramas e tem uma capacidade que pode variar de 1 até 200g.

Titulação Ácido Forte x Base Forte

“A titulação é um processo físico para determinação da concentração em valores específicos de uma substânciadesconhecida podendo ser esta de natureza ácida ou alcalino-básica. Quando a substancia de concentração desconhecida é um ácido usamos uma base de concentração conhecida para determinar a concentração do ácido e vice-versa.”1
A reação química entre uma base forte e um ácido forte resulta em um ácido neutro e água. No caso estudado experimentalmente, a reação é:

No ponto de equivalência e a 25ºC, o pH da solução é 7, desde que toda a solução já sofreu neutralização e, portanto, apenas existe uma solução aquosa de um sal neutro. Deste modo, os íons não sofrem hidrólise, e os íons H3O+ e OH- são provenientes apenas da autoionização da água, podendo ser desprezados por se tratar de ácido forte x base forte. Os gráficos abaixo exemplificam a titulação estudada, sendo que A possui a base como titulante e B, o ácido.

2. MATERIAIS

a. Prática I (Titulação)
Bureta de 50 mL
3 Erlenmeyers de 125 mL
Funil
Suporte de bureta
NaOH
HCl 0,1M F=0,8908
H2O
Fenolftadeína

b. Prática II (Pesagem)
Pesa- filtro
Balança
NaCl
Pinça

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Prática I
Colocou-se 4 mL de NaOH a 50% em um balão

Relacionados

  • IAVE F Sica E Qu Mica A 10
    115613 palavras | 463 páginas
  • Caderno de Aulas Pr ticas Qu mica Org nica
    22716 palavras | 91 páginas