Tiristoresujt

1250 palavras 5 páginas
Nome: Carlos Rafael Vergna 3° Modulo

Experiência: acionamento do TRIAC utilizando o UJT

Objetivo:
1-compreender o acionamento do TRIAC pelo UJT
2-Verificar a tensão de disparo do TRIAC.
3- Verificar em aplicação no controle de potencia.

Material utilizado.
01-Multímetro Digital
01- Osciloscópio
- Cabos e conexões diversas.

Introdução teórica.
O TRIAC (Triode alternative current ou triodo de corrente alternada) é um tipo de tiristor que permite controlar uma corrente alternada em seus dois semiciclos sem a necessidade de uma retificação prévia.

Símbolo to TRIAC:

Curva característica do Triac:

Para o TRIAC as denominações dos terminais são anodo 1 (A1), anodo 2 (A2) e gatilho (G). Os terminais anodo 1 e anodo 2 são também denominados, respectivamente , terminal principal 1 (MT1) e terminal principal 2 (MT2).
Funcionamento do TRIAC
DO PONTO DE VISTA CONSTRUTIVO, O TRIAC é similar a dois SCRs ligados em antiparalelo.
Pela sua curva característica podemos observar que o TRIAC pode conduzir corrente nos dois sentidos, desde que haja o disparo. Isso pode ser feito pela aplicação de uma tensão menor, mas com corrente de gatilho.

Obs: Quando o TRIAC está em condução, a queda de entre seus anodos é de 1 a 2 V.

A Figura abaixo mostra um circuito TRIAC que pode ser usado para controlar a corrente através de urna carga pesada. Nesse circuito, a resistência RI e a capacitância C desloca o ângulo de fase do sinal na porta. Devido a esse deslocamento de fase, a tensão na porta atrasa a tensão da rede por um ângulo entre O e 90°. Você pode ver essas idéias na Figura a seguir. A tensão da rede tem um ângulo de fase de 0°, enquanto a tensão do capacitor atrasa a tensão da rede. Quando a tensão no capacitor é grande o suficiente para alimentar a corrente de disparo, o TRIAC conduz. Urna vez ligado, o TRIAC continua conduzindo até que a tensão da rede retorne a zero.

UJT OU TRANSISTORDEUNIJUNÇÃO

o transistor de unijunção

Relacionados