Romantismo em portugal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (989 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
A Revolução Industrial foi um fenômeno internacional, tendo acontecido de maneira gradativa, a partir de meados do século XVIII. Ela provocou mudanças profundas nos meios de produçãohumanos até então conhecidos, afetando diretamente nos modelos econômicos e sociais de sobrevivência humana. O modelo feudal, essencialmente agrário - e que caracterizou o período medieval - começa aentrar em decadência, cedendo lugar, paulatinamente, ao modelo industrial - primeiramente em nível local, regional, para, logo em seguida, dar início à Revolução Industrial: em nível internacional delarga escala.
1. O surgimento das revoluções industriais na Europa
A grande Revolução Industrial começou a acontecer a partir de 1760, na Inglaterra, no setor da indústria têxtil, a princípio, poruma razão relativamente fácil de se entender: o rápido crescimento da população e a constante migração do homem do campo para as grandes cidades acabaram por provocar um excesso de mão-de-obra nasmesmas. Isto gerou um excesso de mão-de-obra disponível e barata - que permitiria a exploração e a expansão dos negócios que proporcionarão a acumulação de capital (Capitalismo) pela então burguesiaemergente. Isto tudo, aliado ao avanço do desenvolvimento científico - principalmente com a invenção da máquina à vapor e de inúmeras outras inovações tecnológicas - proporcionou o início do fenômeno daindustrialização mundial – ocorrido, primeiramente, na Inglaterra.
Outro ramo da indústria que teve grande ascenção foi o setor de peças de metal, onde eram produzidas bugigangas e peças médias. Nestaárea, se destacou Boulton que, devido ao grande ecletismo, conseguiu diversificar sua linha de produtos para poder atender a diferentes classes sociais. As bugigangas eram peças de metal baratas queestavam ao alcance das camadas mais pobres da população e as peças médias de metal, como os castiçais, serviam para decoração ou como utensílios domésticos, com preços e estilos que variavam muito...
tracking img