Tipos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8686 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SULUNIDADE DE DOURADOSLETRAS – ESPANHOL

SEMINÁRIO: TIPOLOGIA TEXTUAL
EXPOSITIVO - EXPLICATIVO

DOURADOS – 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SULUNIDADE DE DOURADOSLETRAS – ESPANHOL

SEMINÁRIO: TIPOLOGIA TEXTUAL
EXPOSITIVO - EXPLICATIVO

Alunas Dayana Duarte Lima, Dilma Nunes da Silva, Nayara Paredes dos Santos, Sara Vieira Schneider eRosângela B.A. Matoso da Silva. Acadêmicas do primeiro ano de graduação do curso de Letras/Espanhol. Texto elaborado para apresentação do seminário da disciplina de Linguagem e Produção de Texto, sob orientação da Prof. Doutora Milenne Biasotto Holmo.

DOURADOS – 2012
SumárioSumário
1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS4
2. TEORIZANDO AS TIPOLOGIAS5
2.1. NOÇÕES SOBRE O QUE É TIPOLOGIA5
2.2.TERMINOLOGIAS7
2.3. DUAS TEORIAS TIPOLÓGICAS11
2.3.1. A Tipologia Textual de KOCH e FÁVERO (1987)11
2.3.2. Sequência Textual de ADAM (1992)12
3. TIPOLOGIAS TEXTUAIS14
3.1. TIPO NARRATIVO14
3.2. TIPO DESCRITIVO15
3.3. TIPO ARGUMENTATIVO15
3.3.1. Estratégias textuais16
3.4. TIPO INJUNTIVO16
4. EXPOSITIVO - EXPLICATIVO17
4. EXPOSITIVO - EXPLICATIVO17
4.1 CARACTERÍSTICAS17
4.2. DIFERENÇAS ENTRE OTEXTO EXPOSITIVO EXPLICATIVO E O TEXTO EXPOSITIVO ARGUMENTATIVO18
4.3. O QUE É UM TEXTO EXPOSITIVO-EXPLICATIVO?18
4.4. ANÁLISE DOS GÊNEROS: AULAS E VERBETER DE DICIONÁRIO19
4.4.1 - Aulas19
4.4.1.1 Técnicas de ensino27
4.4.2. Verbete29
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS31
6. REFERÊNCIAS32

1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

A todo momento nos deparamos com diversos tipos de textos verbais e não verbais,textos estes que possuem toda uma estrutura que irá se encaixar em uma espécie de esqueleto, um molde que iremos chamar de tipologia textual.
Dentro dos diferentes tipos textuais existem muitos gêneros e subgêneros que utilizamos para selecionar e classificar um texto. Podemos considerá-lo como pertencente a um determinado gênero, que por fim irá pertencer a um determinado tipo textual.
A realcompreensão destes níveis e subníveis de classificações textuais são fundamentais nos estudos de interpretação e de produção de textos, pois ao falar da tipologia de um texto, estamos falando da estrutura dele que jamais poderá se desassociar do sentido do texto como um todo.
Há controvérsias em relação à quantidade de tipologias que existem. MARCUSCHI (2002), cita quatro tipos textuais: narração,descrição, dissertação e injunção. Já ADAM (1992) lança uma obra no ano de 1985, intitulada “Quels types de textes?", em que ele analisa características que permitem o leitor reconhecer intuitivamente os textos em narrativo, argumentativo ou descritivo; mais tarde, em 1992 com a obra “Les textes: Types et prototypes”, o mesmo autor refina sua pesquisa e atribui cinco tipos de estrutura sequencialde bases: narrativa, descritiva, argumentativa, explicativa e dialogal. KOCH e FÁVERO (1987) citam seis tipos: narrativo, descritivo, expositivo ou explicativo, argumentativo, injuntivo e preditivo.
Vamos tentar explanar sobre os cinco tipos textuais que foram abordados durante o seminário, dando maior enfoque ao Expositivo - Explicativo, por ser nosso tema.
Abordaremos também outros autores,como ISENBERG (1987), PETITJEAN (1989), CIAPUCIO (1994), entre outros, mas apenas em uma leve pincelada de suas teorias, para termos contrapontos que irão enriquecer nossa percepção sobre as diferentes visões do que vem a ser uma tipologia, sua teorização, suas problemáticas e algumas de suas várias definições.

2. TEORIZANDO AS TIPOLOGIAS

Dentro da Linguística Textual, que toma o texto comoobjeto de estudo, fomenta-se o interesse na criação das tipologias textuais para tentar encaixar metodologicamente os textos em “formas classificatórias”. Estas tentativas implicam, no entanto, na criação de propostas tipológicas de natureza muito distintas.
De acordo com CIAPUSCIO (1994), as tipologias centram-se em aspectos estritamente linguísticos ou internos do texto. Já em outra ponta,...
tracking img