Tipos especias de microscopia fotonica

1324 palavras 6 páginas
Trabalho de Biologia

Tipos especiais de microscopia fotônica

Introdução:

MICROSCOPIA FOTÓNICA Os principais instrumentos, ainda que não os únicos, empregues no estudo das células e dos tecidos, são os microscópios. Existem basicamente duas famílias de microscópios empregues em biologia: os microscópios fotónicos e os microscópios eletrônicos.
Em biologia, a microscopia fotónica consiste num conjunto de técnicas sequenciais e complementares que visam não só a observação de células ou tecidos de seres vivos mas, também a preparação prévia desses materiais, e ainda a captura de imagens para posterior observação.

Microscópio fotônico comum
(ou de câmara clara) O microscópio fotónico comum, também designado por microscópio de câmara clara, é um sistema óptico capaz de fornecer, de um objeto, uma imagem ampliada, permitindo a observação de detalhes invisíveis a olho nu. É constituído basicamente por dois conjuntos de lentes: o conjunto objetiva e o conjunto ocular. A objetiva dá do objeto AB uma imagem real A'B', ampliada e invertida. A ampliação da objetiva, Aob , é dada pela fórmula :
Aob = A’B’/AB
A ampliação, é uma das características ópticas essenciais da objetiva. A ocular, por sua vez, fornece de A’B’ uma imagem virtual A’’B’’ muito afastada, mas que, através do cristalino, se projecta na retina do globo ocular. A ampliação da ocular é função da distância focal (foc ) em milímetros:
Aoc = 250/foc
Entre outras, destacam-se, nos microscópios, três características principais: a ampliação, a abertura numérica e o poder de resolução.

Microscópio fotónico e esquema óptico de formação de imagem A ampliação A do microscópio é determinada a partir das ampliações da objetiva e da ocular:
A = Aob x Aoc
Habitualmente, os microscópios vêm equipados com diversas objetiva montadas sobre um tambor rotativo (ou revolver), o que permite mudar comodamente de ampliação no decurso do trabalho. Sendo que as oculares mais comuns possuem uma

Relacionados