Tipos de valvulas e tipo de bombas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TIPOS DE VÁLVULAS E TIPOS DE BOMBAS



Altamira
2011

TIPOS DE VÁLVULAS E TIPOS DE BOMBAS

Trabalho apresentado como exigência da disciplina Sistema de Gestão Ambiental para obtenção de nota, sob a orientação do prof.ª Flávia Augusta Miranda Lisboa.
 

Turma: A1503NA
Discente: Dílson Cruz
Elizangela Souza dos Santos
Hilda da Silva LealJucieide Ventura da Silva
Vanusa Vitoriano

Altamira
2011

Apresentação

Este trabalho embasado na disciplina de Gestão Ambiental tem como propósito retratar uma abordagem geral feita sobre Auditoria Ambiental. Onde o mesmo é um tema atual, que vem passando por um processo de evolução onde as empresas começam a se preocuparem com os recursos naturais existem etambém com os problemas originados pelo não cumprimento da legislação ambiental, danos causados ao meio ambiente e entre outros casos.
A nossa proposta é de esclarecer algumas questões sobre a auditorias ambientais, bem como o histórico, as etapas, objetivos.


Introdução

O trabalho apresenta um breve resumo sobre oque é auditoria ambiental, quais os tipos, para que serve, e como ela erealizada.
A auditoria ambiental surgiu nos Estados Unidos no final da década de 70 e logo se expandiu por toda Europa a parti 1985 e passou a surgi no Brasil na década de 90 por meio da legislação. A auditoria ambiental tem como principal objetivo verificar o cumprimento da legislação. Ela era vista pelas empresas norte-americanas como uma ferramenta de gerenciamento utilizada paraidentificar, de forma antecipada, os problemas provocados por suas operações. Essas empresas consideravam a auditoria ambiental como um meio de minimizar os custos envolvidos com reparos, reorganizações, saúde e reivindicações.
O colapso do sistema ambiental brasileiro, fruto das ações agressoras do homem à natureza, e a dificuldade encontrada pela sociedade em reverter o atual quadro de destruição dosbens ambientais, são fatores que levam, atualmente, o Estado a desenvolver ações ambientais que busquem interagir com as políticas econômico-sociais. É certo que a questão ambiental está estritamente relacionada com os fatores econômicos, tanto em relação à crescente utilização dos recursos naturais (matéria-prima e energia não renovável) como em relação às causas econômicas geradoras da pobreza eda miséria.
As auditorias ambientais foram baseadas nas NBR ISO 14010-Princípios Gerais, 14011-Auditorias de Sistema de Gestão Ambiental e 14012- Critérios de Qualificação de Auditores Ambientais, em 2002 estas normas foram substituídas pela NBR ISO 19011.Existem diversos tipos de auditoria ambiental, porém todas verificam de maneira imparcial a situação ambiental das atividades de umempreendimento.

Auditoria ambiental

Segundo a legislação brasileira Auditoria Ambiental e a realização de avaliações e estudos destinados a determinar: os níveis efetivos ou potenciais de poluição ou de degradação ambiental provocados por atividades de pessoas físicas ou jurídicas; as condições de operação e de manutenção dos equipamentos e sistemas de controle de poluição; as medidas a seremtomadas para restaurar o meio ambiente e proteger a saúde humana; a capacitação dos responsáveis pela operação e manutenção dos sistemas, rotinas, instalações e equipamentos de proteção do meio ambiente e da saúde dos trabalhadores. Já NBR ISO 14010 , auditoria ambiental é o processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoriapara determinar se as atividades, eventos, sistema de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes estão em conformidade com os critérios de auditoria, e para comunicar os resultados deste processo ao cliente.
Não há um conceito padronizado acerca da auditoria ambiental, vez que existem várias modalidades de auditoria que podem ser aplicadas com técnicas e...
tracking img